Curso da STTP deve regularizar vagas para mototaxistas

Curso de pilotagem promovido pela STTP e Sest/Senat aumentará número de vagas para mototaxistas regulamentados.

Para aumentar o número de mototaxistas regularizados circulando nas ruas de Campina Grande, o Sest/Senat e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) estão promovendo um curso de pilotagem que promete aumentar o número de profissionais para o serviço de 754 para mais de mil vagas. Desde a publicação da Resolução 350, de 2010, do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), os mototaxistas precisam passar anualmente por um curso preparatório para trabalharem normalmente nas ruas da cidade. O aumento de vagas deve acontecer ainda este mês.

Segundo o superintendente da STTP, Salomão Augusto, esse aumento sensível deverá acontecer, já que as duas entidades se uniram para oferecer o curso com 50% de desconto.

“Como o custo caiu pela metade, já que antes ele custava R$ 140 e agora os mototaxistas só pagarão R$ 70. Isso está favorecendo também para que haja um aumento no número de profissionais que estão buscando se regularizar. Hoje em Campina Grande nós temos 754 mototaxistas regularizados, ao mesmo tempo que cerca de 2 mil trabalham na clandestinidade. E nós queremos que já nos próximos dias a gente possa atingir a mais de mil regularizados, uma vez que a fiscalização tem sido constante”, garantiu Salomão.

Para participar do curso que servirá para que os motoqueiros possam exercer a profissão de mototaxista, os candidatos precisam respeitar alguns pré-requisitos. Um deles é não ter antecedentes criminais, uma vez que o superintendente apontou que uma das questões mais relevantes é o combate à violência.