Tem início o Carnaval Tradição de João Pessoa

Desfiles na Duarte da Silveira continuam neste domingo (19). Se apresentam hoje tribos indígenas, escolas de samba e clubes de orquestras.

O Folia de Rua já terminou, mas o Carnaval não. Hoje é dia de acompanhar os desfiles das escolas de samba, clubes de orquestras e tribos indígenas do Carnaval Tradição, na avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa. A programação da festa do Rei Momo se estende até a próxima terça-feira e a animação está garantida tanto na capital como nos municípios vizinhos, como Cabedelo, Lucena e Jacumã.

A partir das 18h, entram na avenida seis tribos indígenas, três clubes de orquestras e três escolas de samba do Carnaval Tradição. O evento está previsto para terminar por volta da meia-noite. Ontem, primeiro dia de desfile, o público contemplou atentamente os desfiles das 11 primeiras agremiações. O evento é realizado pela Federação Carnavalesca em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Cada escola de samba tem o tempo máximo de 40 minutos, os clubes de orquestras 25 minutos e as tribos têm 30 minutos para o desfile. O corpo de jurados é composto por oito membros. As notas levam em conta quesitos como conjunto, fantasia, batuque, orquestra, estandarte, coreografia, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, samba enredo, alegorias e adereços e evolução. O vencedor de cada categoria será conhecido amanhã.

Na terça-feira de Carnaval, os três primeiros colocados de cada categoria voltam a desfilar na avenida Duarte da Silveira. A mudança nos dias de apresentação e apuração do Carnaval Tradição é a principal novidade deste ano, segundo o presidente da Federação Carnavalesca, Luziberto Costa. “A alteração foi feita para beneficiar os participantes e o público. Acreditamos que assim ficou melhor para todos”, declarou. Até o ano passado, os desfiles aconteciam na segunda e terça de Carnaval e a apuração era realizada na Quarta-feira de Cinzas.

Apesar da simplicidade das agremiações do Carnaval Tradição, a magia das escolas, tribos e clubes de orquestra encanta o público.

Há dez anos, a aposentada Maria Conceição da Cruz e a família não perde uma apresentação sequer. “Acho tudo muito lindo e organizado. É um Carnaval que não tem luxo, mas que tudo é feito com muito carinho”, ressalta. É esse reconhecimento do público que fortalece o Carnaval Tradição, que completa 94 anos.

Para quem participa diretamente dessa tradição quase secular, diz que é difícil mensurar a alegria de desfilar para um público fiel e estimado em dez mil pessoas. “Nossa recompensa são os aplausos.

Não há emoção maior que isso, afinal passamos o ano inteiro nos preparando para este momento”, revela Alan Manso da Silva, organizador da ‘Pavão de Ouro’, do bairro São José.