Acesso às praias do Litoral Sul do estado é precário

Dificuldade no acesso e o grande fluxo de veículos, são as principais dificuldades para visitantes das praias do litoral sul.

A dificuldade no acesso a Jacumã repete-se em uma das principais praias do distrito. Coqueirinho recebe turistas em busca das águas mansas que contornam seus corais e é visitada principalmente por famílias. Mas, para chegar até ela, os motoristas precisam de paciência.

O grande fluxo de veículos é ainda mais prejudicado pelos carros estacionados no fim da ladeira que leva à praia. Entre guardadores de carro, funcionários de empresas de turismo e motoristas a tensão para estacionar pode prejudicar o lazer. A prefeitura assegura que a praia está dentro dos planos de ordenamento para a cidade, assim como a entrada principal de Jacumã, cuja duplicação já está em fase de negociação.

Prevenido, o campinense Ramon Holanda levou cedo a família para o passeio e garantiu o descanso esperado. Eles visitaram Coqueirinho pela primeira vez e se encantaram pelo local. "As praias são muito bonitas. A gente vem para descansar mesmo", relatou.

Já a família de Luís Júnior instalou-se literalmente de "mala e cuia" em Coqueirinho. Com a esposa, três filhos e um neto, o campinense resolveu acampar na praia durante o Carnaval como costuma fazer "em todos os feriados prolongados". "A vantagem em acampar é o custo quase zero da viagem.

Trazemos tudo de casa e não gastamos com nada. Só para comprar uma coisinha ou outra", relata.