Bombeiros e Crea fazem vistoria no Parque do Povo

Inspeção do Corpo de Bombeiros e Crea mostrou que ainda faltam alguns ajustes na parte elétrica do Parque do Povo.

Amanhã tem início o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. E para que uma das principais festas do Brasil ocorra sem perigo para os forrozeiros, o 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros realizou ontem uma inspeção no Parque do Povo e constatou que ainda precisam ser feitos alguns ajustes nos quesitos de segurança. Segundo explicou o major Fábio, comandante da corporação, além da parte elétrica, que ainda não está concluída e precisa de um sistema de aterramento, os camarotes são os que apresentam mais preocupação pela ausência de extintores e conclusão da escada que dá acesso aos locais.

Além do Corpo de Bombeiros, também participou da vistoria o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), que reforçou o laudo produzido pelos militares. O documento foi entregue à Secretaria de Desenvolvimento, que se comprometeu a cumprir todas as determinações expressas no laudo. Segundo o secretário Gilson Lira, o tempo ainda é hábil para que todas as retificações sejam feitas para que os visitantes tenham segurança ao longo dos 30 dias de festa.

“O que cabe à prefeitura é a instalação de extintores de CO2 nos camarotes, palco principal e gerador, como também disponibilizar a iluminação e exposição das saídas de emergência, o aterramento e a garantia do piso ser antiderrapante e contra fogo. Já os donos das barracas devem ter extintores de água e pó e providenciar o aterramento. Seguindo essas determinações, teremos um ambiente tranquilo para a realização do evento”, disse o major, que confirmou uma nova vistoria para as 8h de amanhã, horas antes da abertura oficial.

Já Geraldo Magela, inspetor do Crea, apontou que como ainda há alguns serviços para serem concluídos, apenas amanhã é que o órgão poderá ter uma avaliação geral do local para saber se todas as normas de segurança foram seguidas conforme a lei.

“Sempre tem alguma coisa para fazer de última hora. Em anos anteriores isso também ocorreu, mas ao final todas as normas de segurança são cumpridas. Acredito que tudo estará pronto até a abertura”, disse.