Estado busca mobilizar sociedade

A Rio+20 vai abordar vários subtemas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Na semana passada, o fórum se reuniu no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Dentre os participantes estava o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, que destacou a importância do evento. “A Rio+20 é uma grande conferência da Terra e a ‘A Paraíba na Rio+20’ vem discutir avanços e dilemas ainda persistentes nas questões ambientais”, frisou. “A Paraíba está na busca da mobilização da sociedade e dos órgãos públicos e a rede estadual de educação estará presente na luta ambiental buscando formar uma nova geração que respeita e preserva o meio em que vive”, acrescentou.

A Rio+20 vai abordar vários subtemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Dentre os temas está o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, baseado na recente Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Comitê Nacional de Organização buscou instituir um modelo de gestão que consolide a hierarquia da não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada de resíduos sólidos.

Um dos pilares é a atuação de cooperativas de catadores, por meio de mecanismo participativo e que beneficie o maior número possível deles. Outros pontos que serão abordados serão: eficiência energética, construções sustentáveis, alimentos sustentáveis, transporte e compras públicas.

A Rio+20 é uma conferência das Nações Unidas, e o Brasil é o país anfitrião, portanto exerce a presidência do encontro. A expectativa do evento é alcançar soluções realistas que façam sentido na óptica do desenvolvimento sustentável em que o crescimento econômico se dá em conjunto com a inclusão social e a proteção ambiental.