Desmatamento em área de floresta

Oito pessoas foram autuadas em flagrante no último dia 17, pelo Batalhão de Polícia Ambiental, desmatando uma área da floresta nativa.

Oito pessoas foram autuadas em flagrante no último dia 17, pelo Batalhão de Polícia Ambiental, desmatando uma área da floresta nativa, na redondeza do Parque Estadual do Aratu, em Jacarapé, próximo ao bairro Cidade Verde, Mangabeira, em João Pessoa.

O chefe de fiscalização do Batalhão Ambiental, tenente Handerson da Silva, disse que os acusados já haviam derrubado de dois a três hectares da Mata Atlântica, protegida por lei.

“Na última quarta-feira, passei próximo ao local e observei uma leve queimada, como se fosse acidental. Mas através das fiscalizações rotineiras, a constatação ocorreu na noite do domingo, 16, e as oito pessoas foram autuadas em flagrante, munidos com facões, foices e outras armas utilizadas para cometer o crime de desmatamento”, detalhou.

Segundo o tenente, no local foram encontradas várias moradias, algumas delas construídas com as madeiras das árvores derrubadas, mas que existem pessoas com boas condições financeiras, usando os menos favorecidos para praticar a má-fé.

“Muitas dessas pessoas são carentes, mas existem outras, que possuem casa própria, liderando a invasão para inclusive comercializar lotes de terras”, ressaltou.

Ainda de acordo com Handerson da Silva, as oito pessoas autuadas foram encaminhadas para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente, na Central de Polícia, no Centro de João Pessoa, mas foram liberadas pelo delegado. Eles serão punidos pela esfera administrativa.

“Elas vão responder em liberdade, mas terão de pagar uma multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. No entanto, também elaboramos um relatório para encaminhar ao Ministério Público da Paraíba e à Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) para que esses órgãos tomem as providências cabíveis, lavrando um termo de reintegração de posse”, pontuou. (Colaborou Jaine Alves)