Outubro Rosa pela prevenção

Campanha mundial contra o câncer de mama, ilumina de rosa as fachadas dos prédios públicos e privados da capital.

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer de mama, e ações educativas para orientar as mulheres quanto à importância da prevenção da doença são desenvolvidas durante todo o ano, mas é no mês de outubro que a luta ganha mais evidência, basta observar as fachadas dos prédios da administração pública e de empresas privadas, em um passeio durante a noite pela cidade. O Outubro Rosa é uma campanha mundial que começou nos Estados Unidos e alerta para a importância desse cuidado.

O Hotel Verdegreen, que recentemente recebeu o título de hotel sustentável do ano em João Pessoa, recebeu luzes na cor rosa para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas não é o único prédio a ganhar iluminação especial durante este mês. A sede da Rede Paraíba de Comunicação e a torre de transmissão estão iluminadas de rosa desde o começo do mês, em mais um ano que a Rede participa da campanha.

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) também aderiu à campanha e vai iluminar a entrada principal do campus com a cor rosa. No próximo dia 20 de outubro, das 9h às 14h, voluntários da ONG “Amigos do Peito” estarão fazendo um trabalho educativo sobre a prevenção do câncer de mama, na Clínica-Escola de Enfermagem, onde será realizado um “Circuito de Saúde” e check-up geral contra doenças. Outro evento do ‘Outubro Rosa’ que será sediado pelo Unipê será o “Fórum Social de Mastologia: Converse com os Especialistas”, que acontecerá no dia 25 de outubro, no auditório do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Outra empresa que participará das atividades do ‘Outubro Rosa’ é a Unimed João Pessoa. De acordo com a assessoria do grupo, este ano a sede da Unimed, assim como o hospital, serão iluminados de rosa. Além disso serão realizadas palestras e atividades educativas com as funcionárias da empresa, lembrando a importância da prevenção.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que diversas atividades educativas estão sendo desenvolvidas para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, e que essas ações são contínuas, entre elas estão a distribuição de material explicativo para as mulheres, contudo, o maior desafio é o de encorajar as mulheres, acabando com o medo do resultado dos exames, lembrando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Entre os prédios da administração municipal que receberam iluminação especial estão o da Estação das Artes e o da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que além da iluminação ornamental também vem realizando atividades educativas com funcionários.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também aderiu à campanha e, além das luzes temáticas na fachada do prédio, preparou atividades para sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações, realizadas em parceria com a Organização Não Governamental Amigos do Peito e a Secretaria Estadual da Mulher, oferecerão palestras educativas e atendimento com mastologista no dia 31.

Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, Itália; o Arco do Triunfo, Paris; a Casa Branca, em Washington; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; entre outros.