Resultado satisfatório

Desempenho das instituições brasileiras de ensino superior é considerado positivo pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante.

Das 2.136 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo MEC, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Apenas 7 faculdades e universidades alcançaram a avaliação máxima (nota 5). O cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC) inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

Durante a apresentação dos dados, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, avaliou como positivo o desempenho das instituições brasileiras em 2011. Apesar disso, os dados do IGC apontam que 27% dos cursos superiores avaliados em todo o País ficaram com conceito inferior ao satisfatório, com notas 1 e 2.

Mercadante afirmou que será rígido com instituições que não apresentarem melhora no conceito. "Uma instituição que era 1 e continua 1 é inaceitável. Ponto. No ciclo de três anos, quem está estagnado analisaremos com muito rigor. Tomaremos medidas complementares, elas não só deixarão de ter acesso ao Prouni e ao Fies", disse. (Colaborou Juliana Brito)