Novo binário do Bairro dos Estados começa a funcionar a partir de amanhã

Durante os próximos 15 dias, agentes de mobilidade urbana e a equipe de educação para o trânsito ficarão em pontos estratégicos dando orientação.

A partir desta terça-feira (4) começa a funcionar o novo binário no trânsito do Bairro dos Estados. De acordo com a  Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) o obejtivo é  criar mais uma opção aos condutores que precisam trafegar pela Avenida Epitácio Pessoa.

A Avenida Rio Grande do Sul, terá mão única no sentido Centro, enquanto a Avenida São Paulo (paralela) vai operar em mão única no sentido bairro. A sinalização vertical e horizontal já foi implantada em quase todos os trechos para que as mudanças no Bairro dos Estados possam começar a funcionar. As últimas placas serão instaladas na madrugada desta terça-feira (4).

Ainda dentro do mesmo projeto, a Rua Eugênio de L. Neiva, no Treze de Maio, próximo ao Hospital Edson Ramalho, terá sentido único no trecho compreendido entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Maria C. de Sena, que também passa a operar em mão única no sentido da Avenida São Paulo. A Rua Maria P. Caldas, no Bairro dos Estados, terá único sentido da Avenida São Paulo, cruzando a Rio Grande do Sul, até a Avenida Epitácio Pessoa.

Durante os próximos 15 dias, agentes de mobilidade urbana e a equipe de educação para o trânsito ficarão em pontos estratégicos orientando os condutores e pedestres.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto, ressaltou que as mudanças fazem parte do projeto para implantação do BRT em João Pessoa. “Esse binário desafogará o tráfego da Epitácio Pessoa e faz parte de uma série de intervenções que preparam a cidade para receber o BRT, que terá faixa exclusiva para o transporte público, oferecendo também rotas alternativas aos que utilizam o automóvel no seu dia a dia”, disse.

Ainda de acordo com a Semob, o sistema de vias funcionando em binário implantado no local proporciona o tráfego com mais agilidade para os veículos, que passam a contar com duas pistas no mesmo sentido de circulação. Os pedestres também terão mais segurança, pois com a alteração terão que observar o fluxo de apenas um lado da via, fazendo a travessia com menor risco de acidentes.