Tráfego e linhas de ônibus alteradas: o que muda no trânsito a partir de segunda

Principal mudança é alterção no fluxo nas avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Dom Pedro I. Trajetos de ônibus também serão modificados.

A partir da próxima segunda-feira (21) os motoristas devem ficar atentos às mudanças no Centro de João Pessoa e no bairro da Torre. Neste dia a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai ativar um novo binário entre as avenidas Monsenhor Walfredo Leal e D. Pedro I. Objetivo das mudanças é melhorar a circulação de veículos e reduzir o tráfego no Parque Solon de Lucena. Os trajetos de algumas linhas de ônibus também vão ser modificados

As medidas visam também oferecer uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa, sobretudo no sentido Centro/praia, interligando o binário com outras ruas e avenidas como Juarez Távora, Júlia Freire, Silvio Almeida e Hermenegildo Di Lascio, entre outras, facilitando assim a utilização da malha viária já existente, distribuindo melhor o tráfego. Além disso, o novo binário dá acesso e estimula a interligação entre os corredores D. Pedro II, Beira Rio e Epitácio Pessoa pela rua Clemente Rosas.

Os veículos que seguem da Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro, passando pela Rua João Bernardo de Albuquerque (em frente à Mortuária São João Batista), seguirão pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, que terão o seu sentido de circulação invertidos, em direção à Avenida Visconde de Pelotas, em mão única. Para tanto, um canteiro existente no cruzamento com a Avenida Maximiano Figueiredo foi removido. Com isso, será incentivado que apenas os veículos que tenham como destino final a Lagoa ou os estabelecimentos no seu entorno circulem no anel do Parque Solon de Lucena, melhorando o tráfego no local.

Já a Avenida D. Pedro I, que promovia a circulação no sentido Praça da Independência em direção ao Centro (em alguns trechos operando em mão dupla), vai seguir no sentido inverso, da Avenida Visconde de Pelotas até a Praça da Independência, em mão única. Assim, o canteiro central no cruzamento com a Avenida Maximiano de Figueiredo também foi retirado, permitindo aos veículos trafegarem em frente pelas avenidas Marechal Deodoro da Fonseca e Manoel Deodato, que receberam pavimentação asfáltica até a Avenida Rui Barbosa (Torre).

Também permitindo uma nova rota, o final da Avenida Maximiano de Figueiredo foi reaberto, onde os veículos que trafegam no sentido João Machado/Epitácio Pessoa terão uma nova alternativa para acessar o Centro, Tambiá, Roger, 13 de maio e outros bairros, passando pelas proximidades do Hospital Santa Isabel.

Outras mudanças

Outras ruas e avenidas também sofrerão mudanças de circulação em função do binário e para permitir a otimização da malha viária. A rua Corálio Soares de Oliveira terá o sentido invertido entre as avenidas Almirante Barroso e D. Pedro I. Para isso, o canteiro central também foi removido e instalado um novo semáforo para ordenar o tráfego. Já a Avenida Almirante Barroso, no trecho entre a Maximiano de Figueiredo e a Corálio Soares de Oliveira, passará a ser mão dupla.

A Avenida Barreto Sobrinho, seguida pela Avenida dos Bandeirantes, que tinha sentido único bairro/Centro até a Bica, passa a funcionar em sentido duplo, distribuindo o fluxo dos bairros de Tambiá e Roger.

Entre a Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Barreto Sobrinho, a rua Avelino Cunha e o trecho final da Boto de Menezes passarão a ter sentido único. Já a rua Olavo Bilac, antes de sentido único, passará ter duplo sentido, facilitando o acesso daqueles que trafegam pela Walfredo Leal e desejem se dirigir a cidade baixa, pelo Roger.

Outra pequena mudança ocorrerá na Avenida Desembargador Souto Maior. O trecho a partir da Odon Bezerra passará a ter os dois lados (separados pelo canteiro central) no sentido da D. Pedro I. Já quem sobe atualmente da Lagoa pela referida rua só poderá entrar à direita para também acessar a Avenida D Pedro I. Por fim, o trecho da avenida Coremas em frente ao Colégio Pio X também terá seu sentido invertido, passando a circular da avenida Monsenhor Walfredo Leal para a D. Pedro I.

Sinalização

As avenidas que formam o binário e que passam por mudanças estão recebendo nova sinalização horizontal, vertical e semafórica. Outras diversas ruas que interligam essas vias também estão recebendo nova sinalização viária, garantindo a segurança para quem circula no trecho.

Durante o final de semana, algumas sinalizações verticais e horizontais também serão modificadas, indicando a mudança de sentido. Além disso, alguns semáforos já existentes serão invertidos e relocados, para acompanhar o novo sentido de circulação.

Afora os vários semáforos que necessitarão ser invertidos ou relocados, novos semáforos foram instalados. Os cruzamentos são: Avenida Dom Pedro I: esquinas com Santo Elias, Eurípedes Tavares e Maximiano de Figueiredo; Av. Marechal Deodoro da Fonseca: esquina com Bento da Gama; Av. Manoel Deodato: esquina com Barão de Mamanguape e Rui Barbosa; Avenida Monsenhor Walfredo Leal: esquina com Maximiano de Figueiredo e Boto de Menezes; e Rua Corálio Soares de Oliveira, esquina com Almirante Barroso.

Transporte público

Os ônibus que trafegam no sentido Epitácio Pessoa para a Lagoa circularão agora pela avenida Almirante Barroso, seguindo seu trajeto atual pela Rua Corálio Soares de oliveira. Nesse trecho, apenas uma parada de ônibus será deslocada de uma lateral da praça da Independência (voltada para D. Pedro I) para outra (voltada para Maximiano de Figueiredo). No sentido Lagoa para Epitácio Pessoa não haverá modificação.

A Semob ressalta que, assim como nas demais modificações do trânsito da cidade, agentes de mobilidade urbana estarão acompanhando o período de adaptação dos condutores, a fim de garantir a boa circulação do fluxo e a segurança no trânsito. Os agentes serão escalados em pontos estratégicos, em especial nas esquinas de vias que sofrerão mudança de circulação e cruzamentos com novos semáforos.