Zona Azul de João Pessoa vai ter mais vagas no próximo ano

Projeto vem em um momento em que o Centro sofre com a falta de vagas de estacionamento por causa das obras de revitalização do Parque Solon de Lucena.

As vagas de estacionamento da Zona Azul de João Pessoa vão passar de 1.075 para 2.031 em 2016. Isso é o que prevê um projeto de modernização da área de estacionamento do Centro da capital que já foi concluído pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). “Já está sendo feito o termo de referência para o processo licitatório, que deve acontecer, no máximo, até janeiro. O estacionamento será totalmente digitalizado, ao invés de seguirmos aquelas anotações de papel. O usuário terá um cadastro e acompanhará tudo pelo celular”, afirma Maximiano Machado, diretor de operações da Semob.

O projeto vem em um momento em que o Centro de João Pessoa sofre com a falta de vagas de estacionamento por causa das obras de revitalização do Parque Solon de Lucena. Acostumado a frequentar o Centro da cidade pelo menos duas vezes por semana, o  torneiro mecânico José Antônio Silva é um dos motoristas que perdem muito tempo em busca de uma vaga. “Tá muito difícil, depois que tiraram a Zona Azul da Lagoa, passo cerca de duas horas procurando vaga todas as vezes. Hoje estacionei bem distante e vim caminhando a pé. Nem sei se vão me multar”, declara.

Segundo Carlos Alberto Silva, que trabalha como flanelinha há 11 anos no Parque Solon de Lucena, depois que as obras de revitalização começaram há muitas brigas por vagas de estacionamento no local. “Hoje (ontem) mesmo houve uma, enquanto a pessoa esperava pela vaga ficar livre, a outra pessoa queria estacionar no lugar dela. Mas sempre tem confusão aqui e a procura por vaga está muito grande”, diz.

O diretor de operações da Semob explica que os carros não podem estacionar no entorno do Parque Solon de Lucena e os motoristas que fizerem isso estão passíveis de multa. “Uma opção para quem vai fazer compras na Lagoa é estacionar em locais privados, como supermercados e shoppings. Quem for pego estacionando em locais que dificultam o fluxo de pedestre vai ser multado por estar em estacionamento proibido”, afirma.

Com o fim do ano, quando o fluxo de pessoas no Centro de João Pessoa aumenta por causa das compras natalinas, a Semob está intensificando a fiscalização no local. “Em todo o Centro de João Pessoa nós já temos cerca de 20 agentes trabalhando o tempo todo, mas em áreas mais críticas, como a própria Lagoa, nós remanejamos profissionais que estão em outros bairros para intensificar a fiscalização”, revela. “Ainda acompanhamos por nossas câmeras de monitoramento os locais que exigem maior presença de agentes e assim podemos retirá-los de um local que já está mais tranquilo para outro onde o fluxo é maior”, completa.