Dia da pizza: aprenda como harmonizar o prato com vinhos

Para celebrar a data, especialista dá algumas dicas importantes.

Nada combina tanto com o final de semana quanto uma boa pizza. E neste domingo (10), a pedida é ainda mais especial, quando comemora-se o Dia da Pizza no Brasil.

Para harmonizar com o prato, é necessário um bom vinho tinto. De acordo com Flávia Santos, especialista em vinhos, para pizzas em geral, o melhor acompanhamento é um vinho tinto seco leve, como o Chianti e Valpolicella, Cabernet Sauvignon ou Merlot produzido na América do Sul.

“Para as massas, o que define o tipo de vinho é o recheio e o molho. No caso das pizzas, a acidez do tomate e o queijo derretido sugerem um tinto ligeiro e com boa acidez”, comenta a profissional, que atua no supermercado Pão de Açúcar.

Opção saudável

Em João Pessoa, há opções para quem tem restrições alimentares, como intolerância à gluten, por exemplo. A Healthy, marca que atua no seguimento de panificadoras, possui mais de 20 produtos – entre eles, a pizza – que seguem um específico processo produtivo.

História

A pizza surgiu pelas mãos dos egípcios, babilônios e hebreus, primeiros a misturar a farinha com a água há mais de 5.000 anos. A prática de colocar coberturas de carne e cebola ao pão chegou à Itália pelo porto de Nápoles. Foram os italianos que acrescentaram ervas regionais, azeite de oliva e o tomate, recém descoberto na América.

A fama da receita correu o mundo e hoje é uma das receitas mais pedidas no mundo todo e o Brasil está entre os maiores consumidores.