Atacadista na BR-230 é interditado por infestação de baratas

MP-Procon e Vigilância Sanitária constataram, ainda, produtos vencidos.

Na manhã desta quarta-feira (16), o atacadista Assaí, localizado na BR-230, em João Pessoa, foi interditado por causa de uma infestação de baratas, além de produtos vencidos. A interdição foi realizada por equipes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e a Gerência de Vigilância Sanitária do Município de João Pessoa (GVS). De acordo com a assessoria de imprensa do atacadista, a rede possui um programa permanente de controle de pragas e já acionou empresa especializada para uma nova vistoria e providências.

“A infestação de vetores está em vários locais e por isso será feita a interdição total até que o problema seja resolvido e o estabelecimento comprove que não há mais focos”, disse o gerente de Vigilância Sanitária do município, Alberto José dos Santos.

Atacadista na BR-230 é interditado por infestação de baratasEntre os produtos com validade vencida e avariados que foram identificados estavam ovos de codorna, por exemplo, com ovos estragados, quebrados e até larvas de moscas. Todos os produtos identificados com este problema foram retirados das prateleiras e serão inutilizados.

Segundo o promotor de Justiça e diretor do MP-Procon, Francisco Glauberto Bezerra, o estabelecimento foi inspecionado devido ao grande número de denúncias feitas por consumidores. “Uma lata de milho amassada pode provocar botulismo e levar uma pessoa ao óbito; um produto fora do prazo de validade pode estar estragado e se consumido, pode provocar intoxicações”, alertou sobre o alerta para que a população denuncie.

O promotor de Justiça informou que foi instaurado inquérito para apurar os danos produzidos pelas irregularidades do atacadista aos consumidores. O estabelecimento foi autuado e só será reaberto após nova inspeção da GVS para constatar se os problemas foram resolvidos.

Programa de controle de pragas

Em nota enviada para a imprensa, a rede atacadista Assaí afirma que atua de acordo com os órgãos de fiscalização para garantir a qualidade de seus produtos, bem como preza pelo cuidado de suas instalações. Ainda na nota, a rede reforça que possui um programa permanente de controle de pragas e já acionou empresa especializada para uma nova vistoria e providências.