Câmara de Vereadores realiza audiência pública pela revitalização do Açude Grande

Ato acontece nesta sexta-feira (26) às margens do manancial, a partir das 17h.  

Com grande importância histórica para Cajazeiras, o açude Epitácio Pessoa (Açude Grande) está precisando de mais atenção. Há um projeto já elaborado para revitalização do local, mas a prefeitura aguarda liberação dos recursos para executá-lo. Nesta sexta-feira (26), haverá uma audiência pública para discutir essa revitalização realizada em conjunto com a Câmara Municipal de Cajazeiras e o Governo do Estado. O ato será realizado às 17h, às margens do açude.

Segundo um dos organizadores da mobilização, Buda Lira, o movimento intitulado Açude Grande CZ reivindica a execução do projeto Parque Linear do Açude Grande, que permitirá o resgate histórico do berço da cidade, criando novos horizontes de crescimento e desenvolvimento sustentável para a cidade e região por pelo menos mais de 50 anos. 

No entanto, conforme informações do secretário de Governo e Articulação Política, Anchieta César de Lima, esse projeto é antigo e a prefeitura aguarda a liberação dos recursos, na ordem de R$ 30 milhões, para poder executá-lo. “O prefeito José Aldemir já foi várias vezes a Brasília solicitar esse recurso para poder recuperar o açude, mas até o momento o pleito ainda não foi atendido”, ressaltou.

História

O Açude Grande de Cajazeiras foi construído na Fazenda Cajazeiras, em 1804, tornando-se o berço da origem do município. Na grande seca de 1915, foi ampliado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Desde então, o Açude Grande passou a ser divulgado e utilizado como cartão-postal e área de lazer.