Cooperativas da Paraíba promovem dia de serviços para a comunidade

Ações acontecem no Parque da Lagoa, neste sábado (1º) a partir das 8h.

O Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado, neste sábado (1º), com ações para a população no Parque da Lagoa Solon de Lucena, das 8h às 13h. O Dia de Cooperar da Paraíba (Dia C) terá seriços gratuitos de saúde, cidadania e atrações culturais.

Mais de 20 cooperativas e aproximadamente 260 voluntários, ligados ao Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado da Paraíba (OCB/PB) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (sescoop/PB), pretendem beneficiar 2 mil pessoas apenas no Dia C. Quem passar na Lagoa terá acesso a serviços como: emissão de 1ª via de RG e CPF, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação odontológica, cadastro de currículos, cortes de cabelo, degustação de produtos de cooperativas, entre outros.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB André Pacelli, ao longo do ano as cooperativas executam muitas ações de responsabilidade socioambiental. "Nesta comemoração do Dia de Cooperar, além de oferecer uma série de serviços gratuitos para a comunidade, nós queremos mostrar as contribuições do cooperativismo para a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos", afirma.

As ações sociais desenvolvidas pela cooperativas na Paraíba beneficiaram mais de 21 mil pessoas diretamente e outras 17 mil pessoas indiretamente, ao longo do ano passado. Na ação deste sábado (1º), o Dia C 2017 conta com a parceria do Programa Cidadão (Governo da Paraíba -SEDH), Sine João Pessoa, Polícia Militar, Hemocentro PB, Senac-PB, Unimed João Pessoa, Unimed Norte/Nordeste, Sicredi, Sicoob, Uniodonto JP, Coapecal, Codisma, Copresta, Coopfarma, Coopcursos, Propagacoop, Cooconvenpro, COPPD, Arteza, Cohep e Coopensino.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para a comunidades onde as cooperativas estão inseridas. No ano passado, o Dia C desenvolveu atividades em todo o país, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários em 777 cidades brasileiras.