Receita comunica 3 mil paraibanos a retificarem declaração do IR

O envio das cartas começou esta semana e vai até o final do mês. 

Por conta de inconsistências nas declarações do Imposto de Renda do exercício 2017 (ano-calendário 2016), 3.298 contribuintes paraibanos vão ser comunicados através de carta a partir desta semana para regularizar a situação junto ao órgão. A notificação faz parte de uma ação da Secretaria da Receita Federal do Brasil que está enviando cartas a cerca de 340 mil contribuintes de todo país.

 

De acordo com o delegado adjunto da Receita na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes, essas pessoas serão comunicadas e deverão fazer a correção nos dados via internet, sem precisar ir a uma unidade da Receita Federal. Ainda segundo ele, não há um prazo para fazer a modificação, mas é importante que o ajuste seja feito até o final do ano. O envio das cartas começou esta semana e vai até o final do mês. 

 

Para saber a situação da declaração apresentada, o contribuinte deve consultar as informações disponíveis no site da Receita Federal, serviço Extrato da DIRPF, utilizando código de acesso ou certificado digital. Se houver alguma inconsistência na declaração vai aparecer a mensagem pendência. Ao lado estão as informações sobre o que está precisando ser ratificado e a maneira como o contribuinte pode proceder para efetuar a modificação. 

 

Esta é a maneira mais rápida de saber o que ocorreu no processamento da Declaração e se há pendências que podem ser resolvidas pelo próprio contribuinte. Se não forem regularizadas, as inconsistências podem levar a atuações futuras e o contribuinte poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.