Empresa encerra serviço e deixa cidade de Patos sem ônibus coletivos

Crise econômica e poucos passageiros teriam provocado fim do serviço na cidade.

A população de Patos, no Sertão da Paraíba, começou a semana sem o serviço de transporte urbano de passageiros na cidade. O fim das operações nas linhas de ônibus aconteceu no último sábado (3), após a empresa responsável pelo trabalho comunicar o encerramento do vínculo com o município. O serviço estava ativo na cidade desde novembro de 2016.

Em nota, a empresa Transbraz, que fazia o serviço, alegou que estava encerrando as operações na cidade por conta da atual situação econômica, o que gerou a elevação dos custos para manutenção dos transportes, considerando ainda, a baixa utilização dos ônibus pela população.

A tarifa cobrada pelo serviço na cidade aos passageiros era de R$ 2. A empresa operava com quatro rotas, interligando todas às áreas de Patos, com parada no Terminal de Integração, Urbano e Regional, localizado no Centro da cidade.

Nova licitação

Na manhã desta segunda-feira (5) o prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley, se pronunciou sobre o fato e revelou que uma nova licitação deve ser preparada pelo município para concessão do serviço na cidade. “A situação econômica do país não está fácil, realmente; mas, espero, que a gente possa superar esse momento vivido pela empresa, que não foi provocado pela prefeitura, para que a gente possa continuar tendo um transporte de qualidade em nosso município”, comentou.

Ainda de acordo com o gestor, o município buscou incentivar a continuação do serviço a partir da concessão de vale transporte para os servidores e no desenvolvimento de ações o trabalho de fiscalização em transportes irregulares. “Fiscalizamos os táxis e mototáxis clandestinos e combatemos o transporte alternativo irregular; implantamos o vale transporte para o servidor municipal e mandamos confeccionar o primeiro lote dos cartões com credito para ser usado mensalmente; foram dadas todas as condições para que a empresa se instalasse na antiga rodoviária, como terminal de integração; mesmo assim, infelizmente, as coisas não saíram como o esperado”, comentou o prefeito.

Confira a nota

Em 14 de novembro de 2016, a Transbraz iniciou o transporte coletivo em Patos, trazendo ônibus modernos, seguros e confortáveis, bilhetagem eletrônica, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, com preço acessível a toda população patoense.

Foram mais de 14 meses de operações, procurando, dia-a-dia, prestar sempre o melhor serviço à cidade que tão bem nos recebeu.

No entanto, por conta da atual situação econômica pela qual passa o país, onde os custos aumentam todo dia e o número de passageiros transportadores não é suficiente para cobrir tais custos e manter o mesmo padrão de qualidade, a TRANSBRAZ vem, respeitosamente, comunicar aos seus usuários e a população em geral que, em comum acordo com o órgão gestor municipal, irá encerrar suas operações no TRANSPORTE URBANO, amanhã, dia 3 de fevereiro de 2018.

Agradecemos o apoio de todos!
Patos-PB, 2 de fevereiro de 2018.