Hemocentro inicia campanha para aumentar estoque durante o carnaval

Ação faz parte da campanha de Carnaval que tem como tema ‘Caia na folia que gera esperança de vida, doe sangue’

Foto: Leonardo Silva/Arquivo

Foi lançado nesta segunda-feira (5) o bloco ‘Folião Doador’, promovido pelo Hemocentro da Paraíba. O objetivo é incentivar a população a abastecer o estoque de sangue da instituição durante este período de folia. A ação faz parte da campanha de Carnaval que tem como tema “Caia na folia que gera esperança de vida, doe sangue!”.

De acordo com Luciana Gomes, diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, o período que antecede feriados prolongados, a exemplo do Carnaval, é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas que lembrem que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem.

Coletas externas – A campanha de Carnaval do Hemocentro da Paraíba também contará com coletas externas e a Caravana Solidária. Nesta quinta-feira (8), a coleta chegará à cidade de Mamanguape e será no Hospital Geral da cidade. Já no dia 22 de fevereiro, a ação será na UPA de Santa Rita.

Outra opção para doar será a caravana solidária que no dia 27 de fevereiro estará na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa, das 8h às 16h. Nesse caso, o Hemocentro vai fazer o translado dos candidatos à doação até a instituição e após a doação vai transportá-los de volta para o local de origem.

Critérios para doar – Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. OS menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais para doar.