icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuva no Cariri provoca cheia em rios Paraíba e Taperoá

Previsão do Inmet é de mais chuvas no estado essa semana.

Publicado em 15/04/2018 às 15:34 | Atualizado em 16/04/2018 às 9:32


                                        
                                            Chuva no Cariri provoca cheia em rios Paraíba e Taperoá

Os rios Paraíba e Taperoá que cortam o Cariri paraibano aumentaram o nível de água neste domingo (15) depois da chuva registrada na região durante o período da noite do sábado (14) até esta madrugada. A cheia nos dois afluentes foi registrada em imagens por moradores da região onde os rios têm passagem.

No trecho do Rio Paraíba entre os municípios de Caraúbas e São Domingos do Cariri, a cheia foi registrada pelo especialista em recursos hídricos, Isnaldo Costa. "É muita água descendo no rio Paraíba. É realmente uma felicidade registrar esse momento, especialmente, porque o açude Boqueirão deve aumentar o seu volume hídrico nas próximas horas", comentou.

O rio Paraíba nasce na serra da Jabitacá no município de Monteiro. Até o açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece Campina Grande e outros 18 municípios da região as águas do afluente percorrem cerca de 140 quilômetros de extensão passando por vários municípios.

Em Taperoá, o morador Toinho Patativa gravou um vídeo da sangria do açude Manoel Marcionilo no município. O manancial havia sangrado pela primeira vez este ano na segunda-feira (9) e voltou a transbordar com mais força neste domingo. A sangria do açude deságua no Rio Taperoá que também aumentou o nível de água.

O açude Manoel Marcionilo acumula atualmente o volume de 15.149.318 de metros cúbicos de água, 100% de sua capacidade máxima, segundo os dados de monitoramento hídrico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O manancial registrava em janeiro deste ano pouco mais de  7 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a quase 50% de sua capacidade hídrica total.

De acordo com a secretaria de Agricultura de Taperoá choveu nas 24 últimas horas o total de 99,7 milímetros no município. O rio Taperoá nasce no município de Teixeira, na região do Sertão, e deságua no rio Paraíba. O encontro das águas dos dois afluentes acontece em uma área conhecida como forquilha, entre os municípios de Cabaceiras e Boqueirão.

O balanço total das chuvas na Paraíba durante o fim de semana, incluindo o volume hídrico atualizado dos açudes, será divulgado nesta segunda-feira (16)  pela Aesa.

Previsão

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgada neste domingo, as condições meteorológicas para o registro de novas precipitações pluviométricas permanecem favoráveis  no estado com "chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podendo acompanhar descargas elétricas e rajadas de vento em áreas isoladas do Litoral, Mata, Brejo e Agreste, no período das 08h do dia 15/04/2018 às 08h do dia 16/04/2018".

Imagem

Epitácio Germano

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp