Racionamento de água é encerrado em nove municípios do Brejo

Segundo a Cagepa, volume dos mananciais é suficiente para abastecimento ininterrupto.

Falta água em 27 localidades de João Pessoa e em toda Bayeux, na região metropolitana, neste sábado (20) – Foto: Agência Brasil/EBC
Racionamento de água é encerrado em nove municípios do Brejo
Divulgação

O racionamento de água em nove cidades do Brejo da Paraíba foi encerrado nesta segunda-feira (7), de acordo a Gerência Regional do Brejo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Segundo o órgão, os municípios de Belém, Caiçara, Logradouro, Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro e Serraria já podem ser abastecidos de forma ininterrupta.

Segundo a Cagepa, o racionamento nesses municípios foi iniciado em 2015 e, desde então, a distribuição de água estava obedecendo um calendário em razão de recarga insuficiente. Nos primeiros meses de 2018, entretanto, os níveis dos mananciais melhoraram consideravelmente, o que permitiu encerrar o racionamento.

Apesar do fim do racionamento, a Cagepa vai monitorar o comportamento das barragens e pediu aos usuários que mantenham consumindo água de forma racional e não desperdicem. “As previsões da meteorologia indicam que teremos mais chuvas nos próximos meses e estaremos monitorando o comportamento de nossos mananciais”, avaliou o gerente regional Edson Almeida. “O fim do racionamento não significa dizer que agora a população vai gastar água à vontade. É importante que cada um faça o uso consciente e racional da água, que procure não desperdiçar”, alertou o gerente.