Eclipse lunar tem três pontos de observação gratuita na Paraíba

Coordenado por associação de Astronomia, evento tem telescópios para observação.

Foto: NASA Ames Research Center/Brian Day
Eclipse lunar tem três pontos de observação gratuita na Paraíba
Foto: NASA Ames Research Center/Brian Day

Nesta sexta-feira (27), a Associação Paraibana de Astronomia (APA) promove observação do mais longo eclipse lunar do século através de telescópios em três cidades da Paraíba. As observações da APA acontecem em João Pessoa, Taperoá e Matureia e se iniciam às 17h e estão sujeitas às condições meteorológicas do local.

Em João Pessoa, o evento será realizado na Praça de Alimentação do Mag Shopping. O local tem visão privilegiada para o horizonte leste e livre de qualquer poluição luminosa naquela direção. Para acompanhar o evento, a APA disponibilizará 3 telescópios no local. Dois deles são para observação do público e um para captação de imagens para projeção em tempo real do eclipse para todos os visitantes naquela área do Shopping.

Em Taperoá, o evento acontece em parceria com o Mistérios do Universo no Ginásio Esportivo, ao lado da Prefeitura da cidade. Dois telescópios vão estar disponíveis para observação do eclipse pelo público da cidade sob a orientação de instrutores. O Mistérios do Espaço é um projeto de divulgação científica, coordenado pelo mestrando em Física, Felipe Sérvulo da cidade de Taperoá. Haverá observação com telescópios com orientação de instrutores.

Em Maturéia, o evento ocorre no Casarão do Jabre, zona rural do município e mesmo local onde anualmente ocorre o Encontro Paraibano de Astrofotografia. O evento também conta com telescópios disponibilizados pela APA e instrutores para orientação do público.