Cagepa flagra furto de água do Açude de Boqueirão em Campina Grande

Suspeito de desvio deve pagar multa de R$ 4,5 mil reais e responder criminalmente.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) constatou na tarde de quarta-feira (7) um desvio no Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, para um reservatório particular no distrito de Galante, em Campina Grande. A confirmação da irregularidade foi feita pelo gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses, e contou com o apoio da Polícia Militar.

O roubo de água acontecia em uma propriedade do Sítio Várzea do Arroz. A água era despejada por um cano, camuflado no meio da vegetação, no reservatório particular. Por conta deste desvio, os moradores da região estavam sem abastecimento de água.

Após cerca de 40 minutos de inspeção, os técnicos da Cagepa constaram que o desvio de água era de fato do Açude de Boqueirão. Segundo Ronaldo Meneses, o proprietário do imóvel fez um desvio na tubulação oficial da Cagepa que passa pelo local. Ainda de acordo com ele, o suspeito irrigava uma plantação de palma com a água.

O dono da propriedade tinha viajado e não estava no local. Por conta do furto de água o responsável deve pagar uma multa de R$ 4,5 mil e responder pelo crime de furto qualificado com pena que varia de dois a oito anos de prisão. Ele ainda deverá ser apresentado ao Ministério Público da Paraíba.

A informação do furto de água chegou até a Cagepa depois que a TV Paraíba recebeu um vídeo mostrando o desvio. A equipe da TV foi até e local e acompanhou a fiscalização e constatação feita pela Cagepa.