Paraíba tem terceira menor taxa de homicídios do Nordeste

Levantamento do Ipea mostra que o Rio Grande do Norte lidera as estatísticas.

Paraíba tem terceira menor taxa de homicídios do Nordeste
Estado não tem nenhuma cidade entre as mais violentas do país (Foto: Arquivo)

A Paraíba tem a terceira mais baixa taxa de homicídios da região Nordeste, segundo o Atlas da Violência 2019, divulgado nesta segunda-feira (5). O levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que a Paraíba teve um índice estimado de 33,9 mortes violentas por 100 mil habitantes em 2017, ano de referência do estudo.

Os números deixam a Paraíba atrás apenas do Maranhão e do Piauí, que registraram taxas de 31,9 e 20,9, respectivamente. O estado mais violento do Nordeste, segundo a pesquisa do Ipea, é o Rio Grande do Norte, que apresentou 67,4 mortes por 100 mil habitantes.

O Ipea analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país. A pesquisa mostra as regiões Norte e Nordeste concentram 18 das 20 cidades mais violentas do país. A líder desse ranking negativo foi Maracanaú, no Ceará, com 145,7 homicídios para cada 100 mil habitantes.

A Paraíba não tem nenhuma representante na lista de mais violentas. Quatro cidades do estado estão entre as 310 pesquisadas pelo Ipea: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Santa Rita. Esta última apresentou a maior taxa de mortes, com um total de 73,9. O número de Santa Rita é bem superior ao da capital, que foi de 38,9.

A pesquisa revela ainda que João Pessoa teve uma redução de 4,9% na quantidade de homicídios entre 2007 e 2017.