Dia D da vacinação contra raiva deve imunizar 65 mil animais em JP neste sábado

Foram instalados 185 postos de imunização pelos distritos sanitários da capital.

Foto: Mazinho Gomes
Dia D da vacinação contra raiva deve imunizar 65 mil animais em JP neste sábado
Dia D da vacinação contra raiva em João Pessoa pretende vacinar 65 mil animais, neste sábado (24). Foto: Mazinho Gomes

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (24), o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A meta, segundo o secretário de saúde, Adalberto Fulgêncio, é imunizar 65 mil animais, entre gatos e cachorros com idade a partir dos três meses de vida, apenas neste sábado.

Para garantir o atendimento ao público, foram instalados 185 postos de imunização distribuídos por toda a cidade (confira abaixo a lista dos locais) no período das 8h às 17h, incluindo o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), no bairro dos Bancários, onde acontecerá a abertura oficial da campanha.

O Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes destaca que os locais com postos de vacinação no ano passado serão repetidos este ano. Para saber o ponto de vacinação mais perto de sua casa, o usuário pode ligar para o número 3218-9357.

Cerca de 950 pessoas, entre profissionais, alunos do curso de Medicina Veterinária e voluntários estarão trabalhando no dia D da Campanha. “Depois, de acordo com a necessidade, iremos fazer como no ano passado, com a vacinação itinerante em bairros com grande número de animais, principalmente de rua”, destacou Adalberto Fulgêncio.

Como proceder

O proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano e o fato do animal ter sido vacinado no último ano não significa que não precise tomar este ano novamente, orienta Nilton Guedes. “Porém, se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina. Isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o restabelecimento do animal, ele poderá ser imunizado”, explicou o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui a recomendação é não matar o animal e pedir orientação ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa, através dos telefones: (83) 3218-9357 ou 3214-3459.

Confira os postos de imunização por bairro:

Bairros Locais
Distrito Sanitário I – Colinas do Sul, Cristo, Funcionários II, II, IV, Geisel, Gramame, Grotão, João Paulo II e Rangel Confira aqui
Distrito Sanitário II – Colibris, Cuiá, José Américo, Mangabeira I, II, II, IV, VII e VIII, Muçumago, Paratibe, Parque do Sol, Pl. B. Esperança, Parque do Sol e Valentina Confira aqui
Distrito Sanitário III – Alto do Céu, Bairro dos Estados, Centro, Distrito Mecânico, Ilha do Bispo, Ipês, Jaguaribe, Treze de Maio, Mandacaru, Pedro Gondim, Roger, Torre, Trincheira e Varadouro Confira aqui
Distrito Sanitário IV – Altiplano, Bancários, Bessa, Brisamar, Castelo Branco, Jardim Cidade Universitária, Jardim Oceania, Jardim São Paulo, Jardim Oceania, João Agripino, Manaíra, Miramar, Penha, São José, Tambaú, Tambauzinho e Torre Confira aqui
Distrito Sanitário V – Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Cidade Verde, Costa e Silva, Cruz das Armas, Ernane Sátiro, Esplanada, Gauchinha, Jardim Veneza, Jardim Planalto, Mumbaba, Novais e Oitizeiro Confira aqui