Maturéia recebe Encontro Paraibano de Astrofotografia

Evento acontece aos pés do Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba.

Maturéia recebe Encontro Paraibano de Astrofotografia
(Foto: Crédito: Caio Silva/Divulgação)

A cidade de Maturéia, no Sertão da Paraíba, recebe a partir desta sexta-feira (27) até o domingo (29) astrônomos e outros aficionados pelo céu na 7ª Edição do Encontro Paraibano de Astrofotografia. De acordo com a organização, o EPA é o maior evento do tipo no país. O encontro acontece desde 2013.

A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos No encontro de 2019, são esperados 70 participantes.

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas.

Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

Programação

O Casarão do Jabre, localizado aos pés do Pico do Jabre, que é o ponto mais alto da Paraíba, recebe e organiza o encontro juntamente com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA). O local foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação.

A programação do evento inclui duas noites inteiras de observação e prática, trilhas noturnas, palestras e minicursos para capacitação dos novatos. Seguindo a tradição dos eventos anteriores, haverá também uma noite em que a APA oferece uma observação pública com telescópios na praça, proporcionando um momento de contato com a astronomia para a população do município.