Missas da Semana Santa serão realizadas sem público na Paraíba

Decisão foi tomada pela Igreja Católica como medida de enfrentamento a Covd-19.

Semana Santa Foto: Rizemberg Felipe
Semana Santa Foto: Rizemberg Felipe
Foto: Rizemberg Felipe

A arquidiocese da Paraíba e as dioceses de Campina Grande, Guarabira e Patos anunciaram uma série de orientações para a celebração de missas durante a Semana Santa. O objetivo é evitar aglomerações de pessoas e possíveis novos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado.

Em João Pessoa, as missas serão celebradas sem público e serão transmitidas pela internet. Já as procissões de Ramos no domingo (05), e do Senhor Morto, na sexta-feira (10), não vão acontecer.

Já a diocese de Campina Grande decretou que as celebrações vão acontecer apenas na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição e nas matrizes de cada paróquia, sem a participação do público.

A previsão é de que as celebrações sejam transmitidas pelas redes sociais e demais meios de comunicação vinculados com a diocese. As missas vão contar com uma equipe litúrgica reduzida, que deve tomar os cuidados necessários para a prevenção de contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral de Campina Grande, as missas vão acontecer nos seguintes horários:

Domingo – 05/04 (Ramos): 10h;

Quinta-feira – 09/04 (Santos Óleos): 8h30;

Quinta-feira – 09/04 (Ceia do Senhor): 17h;

Sexta-feira – 10/04 (Paixão do Senhor): 15h;

Sábado – 11/04 (Vigília Pascal): 19h30;

Domingo – 12/04 (Páscoa): 10h.

O decreto emitido pelo bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos, no último dia 19 de março, que determina a suspensão da celebração de missas com fiéis, batismos e confissões continua válido. As medidas valem para Campina Grande e outros 61 municípios que integram a Diocese.

Em Guarabira, no Brejo do estado, e em Patos, no Sertão da Paraíba, as missas também serão celebradas sem público e serão transmitidas pela internet.