Covid-19: Saúde da PB começa a fazer testes rápidos em pessoas com sintomas

Insumos serão ofertados a quem apresentar sintomas, pelo 8° dia seguido.

Foto: Divulgação SECOM PB
Covid-19: Saúde da PB começa a fazer testes rápidos em pessoas com sintomas
Foto: Divulgação SECOM PB

A partir desta sexta-feira (24) pessoas com síndrome gripal, ou seja, sintomatologia semelhante à Covid-19, poderão fazer testes rápidos que detectam a presença ou ausência do vírus no organismo humano. Os insumos serão ofertados aos sintomáticos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nas unidades de pronto atendimento da Paraíba.

Segundo a secretária executiva de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, foram adquiridos 310 mil testes rápidos para aplicação na população paraibana. No entanto, os insumos não chegarão ao estado de uma vez só, mas divididos por lotes. O primeiro deles, ainda de acordo com a SES, chegou na quarta-feira (22).

“O Conselho de Secretários Municipais de Saúde ainda não enviou sugestões para priorização de serviços, mas esses locais [de testagem] podem ser ampliados. Começamos a distribuição nesta quinta aos serviços de saúde e fará um alinhamento com as equipes para começar a testagem”, explicou Renata.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá seguir alguns critérios para aplicação dos testes nos pacientes, como apresentação de sintomas de síndrome gripal, como febre e dor de garganta. Também serão priorizados pacientes que estejam no oitavo dia dos sintomas, já que a eficácia dos testes nos primeiros dias ainda não é comprovada.

Os serviços de saúde receberão uma nota técnica da SES com esclarecimentos sobre o uso adequado dos testes. Diferente dos insumos enviados à Paraíba pelo Ministério da Saúde, os adquiridos pela SES vão informar se a pessoas foi infectada recentemente ou se foi infectados e já está recuperado.