Operação: Líder em casos de Covid-19, Mangabeira tem 250 moradores testados

Na manha desta quarta-feira, apenas 23 testaram positivo para a doença.

Foto: divulgação/secom-jp
Foto: divulgação/secom-jp

A Operação Proteção, iniciada pela prefeitura de João Pessoa na manhã desta quarta-feira (27), já realizou a testagem de 250 moradores do bairro de Mangabeira. Deste total, 23 deram positivo para Covid-19 e 227 foram descartados. A escolha do bairro foi estratégica devido à maior concentração de casos do novo coronavírus (200) na região e pelo baixo índice de isolamento social, que nesta terça-feira (26) esteve em 30%.

Os testes também são realizados através de demanda espontânea. Para a equipe de Saúde Municipal, a ampliação das testagens nas barreiras sanitárias é uma das medidas mais seguras – já comprovadas em vários países que controlaram a disseminação do Coronavírus – e permite construir o real cenário da pandemia na Capital, além de viabilizar medidas mais enérgicas de isolamento das pessoas contaminadas.

“Na primeira etapa da Operação Proteção, realizada no Bairro das Indústrias e Jardim Veneza, foram realizados 240 testes, sendo 56 deles positivos. Ou seja, é um dado muito importante para a gente continuar combatendo para achatar a curva de contaminação na nossa cidade”, disse o secretário da Sedurb, Zennedy Bezerra. “As pessoas que testam positivo já são encaminhadas prioritariamente para uma Unidade de Saúde da Família”, concluiu.

 

Operação

 

A ação permanece no bairro até a próxima sexta-feira (29), com barreiras sanitárias em vários pontos. Nesta quarta-feira (27), as equipes formadas por várias e órgãos da PMJP, se concentraram nos dois sentidos da Avenida Josefa Taveira, onde 15 dos 184 testes para Covid-19 realizados no local deram positivos, e no Ponto Final da linha 301, que registrou outros oito testes positivos dos 66 realizados.

A Operação Proteção também conta com a realização de fiscalização do comércio do bairro, para observar o cumprimento do decreto municipal, além de orientar os estabelecimentos que têm a prerrogativa de funcionar adotarem todas as medidas sanitárias seguras de proteção, e a desinfecção de ruas, avenidas e espaços públicos.

A Operação é realizada numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Cidadania, junto com o apoio do Procon-JP e da Defesa Civil.