Apenas 40% dos pequenos negócios adotaram protocolos sanitários do Governo da PB, diz Sebrae

Orientações foram expedidas para prevenir possíveis contágios pela Covid-19.

Apenas 40% dos pequenos negócios adotaram protocolos sanitários do Governo da PB, diz Sebrae

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (14) pelo Sebrae Paraíba mostra que apenas 40% dos pequenos negócios do estado seguiram os protocolos sanitários disponibilizados pelo Governo da Paraíba. A pesquisa foi realizada em todo o Brasil, e na Paraíba, 66 estabelecimentos foram consultados.

>>> Veja o levantamento feito pelo Sebrae

A pesquisa do Sebrae foi realizada de maneira remota, através de um formulário eletrônico. Segundo os dados obtidos, 38% dos estabelecimentos consultados já estavam implantando os protocolos, 10% informaram que conhecem as medidas, mas estão com dificuldades de adotá-los. Outros 12% dos locais não sabem quais são os protocolos.

A pesquisa também apontou que 67% dos pequenos negócios estão funcionando com mudanças, em decorrência da crise provocada pela pandemia da Covid-19. Já os locais que estão com o funcionamento interrompido, correspondem a 27% do total consultado e 4% informou ter fechado. Apenas 1% dos locais segue funcionando normalmente.

O faturamento de 85,2% das empresas sofreu uma redução, enquanto em 8,3% continuou igual. Durante a pandemia, 5,1% das empresas consultadas registraram um aumento no faturamento, enquanto que outros 1,5% não souberam informar os dados ou não quiseram informá-los.

Para driblar a crise, 16% dos pequenos empresários disseram que passaram a usar as redes sociais e outros aplicativos de internet. Outros 53% responderam que já utilizavam as ferramentas digitais, 15% disse que não usa mas gostaria e 5% declarou que não usa ou não pretende usar.

No último mês, a média de demissões de funcionários com carteira assinada na Paraíba foi de duas por dia. Um total de 33% dos estabelecimentos suspendeu os contratos de trabalho, enquanto 26% reduziu a jornada trabalhista e os salários.