Pelo menos 20 mil litros de óleo são derramados e atingem rio às margens da BR-101

Empresa foi notificada pelo Ibama para providenciar a limpeza do local.

Foto: Divulgação/PRF
Pelo menos 20 mil litros de óleo são derramados e atingem rio às margens da BR-101
Pelo menos 20 mil litros de óleo foram derramados e atingem Rio Cabocá, na BR-101. Foto: Divulgação/PRF

Um dos caminhões que tombou na manhã desta sexta-feira (28), no KM 114 da BR-101, próximo a cidade de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, acabou derramando pelo menos 20 mil litros do óleo diesel que estava transportando no Rio Cabocó. Por causa do acidente, a empresa responsável pelo veículo foi notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para que realize uma ação de limpeza, recolha o produto e o material contaminado.

Em nota, o Ibama confirmou que houve o vazamento e também informou que continuará monitorando a área pelos próximos dias, por causa do óleo que atingiu o rio, através de um plano de trabalho e de ações emergenciais. “O produto escoou pela canaleta de drenagem central da rodovia, ficando parte retida ao longo da canaleta, outra parte evaporando e outra atingiu um córrego”, explicou o superintendente do Ibama na Paraíba, Arthur Navarro.

O trabalho de monitoramento da área será feito pelo Ibama, com o auxílio de órgãos como Cagepa, Defesa Civil Estadual, Sudema, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Por causa deste acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou interditar o trecho da BR-101, no sentido João Pessoa-Recife, para remover o veículo da pista e também o óleo que ficou derramado.