Primavera começa nesta terça com nebulosidade variável na Paraíba, diz Aesa

Estação dura até o dezembro, com eventos de chuvas pontuais pelo estado.

Produção de flores em Pilões (Foto: Cofep/Divulgação)

Primavera começa nesta terça com nebulosidade variável na Paraíba, diz Aesa

Esta terça-feira (22) marca o início da primavera em 2020. A estação de transição entre o inverno e o verão deve começar com nebulosidade variável na Paraíba, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

A chegada da primavera se deve ao início do fenômeno astronômico chamado Equinócio, quando a luz do Sol incide da mesma forma sobre os hemisférios sul e norte. No decorrer da estação, os dias e as noites têm a mesma duração (12 horas cada).

Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, explica que as mudanças mais significativas durante a primavera na Paraíba devem ser registradas nas temperaturas, cujas máxima e mínimas serão elevadas até o mês de dezembro, com o início do verão.

No Sertão paraibano, a temperatura máxima poderá chegar aos 37º, e a mínima nas regiões do Agreste poderá chegar aos 21º. Ainda de acordo com Marle, não há previsão de chuvas fortes durante a primavera na Paraíba em 2020.

“A previsão é de chuvas apenas em eventos isolados, que podem ocorrer. Mas o período do ano é de estiagem.”, explicou.

A Aesa prevê que a Paraíba registre temperaturas entre 22º e 30º. No Litoral do Estado, a máxima deve ficar em 30º e a mínima em 20º, enquanto no Agreste, as temperaturas devem variar entre 30º e 19º. Já o Sertão deve registrar temperaturas entre 35º e 21º.