Veja o que abre e o fecha em João Pessoa e Campina Grande neste Réveillon

Horários de repartições públicas e privadas devem ser alterados

Saiba o que abre e o que fecha no feriado da sexta-feira da paixão em João Pessoa/ Foto: Walter Paparazzo/G1

Os horários de funcionamento de repartições públicas e privadas vão sofrer alterações a partir desta quinta-feira (31), véspera de ano novo. Na sexta-feira (1º), vários locais não funcionam, retornando ao horário normal apenas na segunda (4). O JORNAL DA PARAÍBA preparou uma lista com as principais mudanças. Confira abaixo.

Em João Pessoa 

Repartições Públicas

As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do estado  devem ter ponto facultativo nesta quinta-feira (31), conforme uma portaria da Secretaria de Estado da Administração.

Desde o dia 20 de dezembro, o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Justiça Federal no estado, o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal no estado, estão em recesso forense. A partir do dia 7 de janeiro, os órgãos deverão retornar ao funcionamento normal, e até lá, o regime de plantão está sendo adotado.

Na Prefeitura de João Pessoa, também é ponto facultativo nesta quinta e não haverá expediente no dia 1º de janeiro de 2021, conforme uma portaria assinada pelo secretario de Administração (Sead), Lauro Montenegro. Os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, continuam sendo fornecidos normalmente.

Comércio 

De acordo com o Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (Sinecom), o horário de funcionamento das lojas na quinta-feira (31) deve ficar a critério dos lojistas, enquanto na sexta-feira (1º) os estabelecimentos devem ficar fechados, à exceção das farmácias, que devem funcionar em horário de plantão e com devida remuneração aos funcionários.

Shoppings 

No Shopping Manaíra, as lojas devem funcionar das 10h às 19h, a praça de alimentação, restaurantes e quiosques das 10h às 15h, com delivery podendo funcionar após às 15h, na quinta-feira (31). Já na sexta-feira (1º), as lojas ficam fechadas e apenas o cinema deve abrir, com sessões entre às 14h às 20h45.

No Shopping Mangabeira, as lojas também funcionam das 10h às 19h, a praça de alimentação, restaurantes e quiosques das 10h às15, com delivery após às 15h, no dia 31 de dezembro. Já no dia 1º de janeiro, apenas as lojas de lazer infantil devem funcionar, das 12h às 15h, a praça de alimentação e demais restaurantes, das 12h às 15h, e cinema das 14h às 20h45, e as lojas ficam fechadas.

O Mag Shopping deve ter o funcionamento das lojas, das 9h às 19h, e da praça de alimentação, das 10h às 15h, na quinta-feira (31). Na sexta (1º), as lojas ficam fechadas e a praça de alimentação funciona das 12h às 15h, podendo ter horário estendido na modalidade delivery.

O Shopping Pátio Altiplano fica aberto das 10h às 18h do dia 31 de dezembro, e deve fechar no dia 1º, com exceção apenas da academia.

Transporte Público 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a circulação de trens deve acontecer em horário especial no dia 31, até às 13h25. No dia 1º o serviço estará suspenso, e no dia 2 deve retornar a partir das 4h30. Veja o horário especial de circulação dos trens para a quinta-feira (31):

  • O último trem para Cabedelo parte às 11h37 de Santa Rita e passa em João Pessoa às 12h01.
  • O último trem para Santa Rita parte às 11h39 de Cabedelo e passa em João Pessoa às 12h15.
  • O trem que parte de Santa Rita ás 12h47 encerra viagem em João Pessoa às 13h11.
  • O trem que parte de Cabedelo às 12h49 encerra viagem em João Pessoa às 13h25.

Já a Superintendência de Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) deve manter o reforço a capacidade de circulação de ônibus na capital, com mais 19 linhas, desde o início do mês de dezembro, para atender a alta no fluxo de pessoas no comércio. As linhas serão alteradas a depender da demanda de passageiros.

Correios

As agências dos Correios funcionam normalmente até a quarta-feira (30), e ficam fechadas na quinta-feira (31) e sexta-feira (1º). No dia 2, apenas as agências que funcionam aos sábados devem abrir.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias funcionaram em horário normal até a quarta-feira (30), e não funcionam nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Em Campina Grande

Repartições públicas 

A Prefeitura Municipal de Campina Grande decretou ponto facultativo na quinta-feira (31). Apenas serviços de saúde, segurança e limpeza serão mantidos.

Shoppings

As lojas e os quiosques do Partage Shopping devem funcionar das 10h às 18h, a praça de alimentação das 11h às 15h, e as áreas de lazer das 11h às 18h, no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro de 2021, todas as lojas do Partage ficam fechadas.

O Shopping Cirne Center deve funcionar até às 16h da véspera de ano novo, e no dia 1º de janeiro permanece fechado. Já o Shopping Luiza Motta deve funcionar das 9h às 18h na quinta-feira (31), e fica fechado na sexta, 1º de janeiro.

Comércio 

Segundo o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, as lojas do comércio na cidade devem funcionar normalmente, com horários estabelecidos à critério de cada empregador, na quinta-feira (31). Já no dia 1º, apenas as farmácias permanecem abertas, em horário de plantão. Os funcionários que trabalharem devem receber um abono de R$40 e uma folga em até trinta dias.

Transporte Público 

Conforme a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), os ônibus vão circular normalmente em Campina Grande na quinta-feira (31), véspera de Ano Novo. Já na sexta-feira (1°), os ônibus devem circular apenas das 5h às 18h, com 60% da capacidade total, assim como desde o início da pandemia.

Feira Central

A administração da Feira Central de Campina Grande informou que o espaço deve ficar aberto das 5h às 17h, na véspera de ano novo (31), e na sexta-feira, 1º de janeiro, deve ficar fechada.

Parque da Criança

Segundo a administração do Parque da Criança, o local deve ficar aberto tanto na quinta (31) quanto na sexta-feira (1º), das 5h às 18h.