Folia de Rua e Carnaval Tradição 2021 de João Pessoa são cancelados

Diretor Executivo da Funjope disse que planeja a realização de algumas atividades remotas.

Foto: Rafael Passos
Folia de Rua e Carnaval Tradição 2021 de João Pessoa são cancelados
Foto: Rafael Passos/Secom-JP

A edição 2021 do Folia de Rua e do Carnaval Tradição, além da liberação dos blocos carnavalescos, em João Pessoa, estão cancelados pela prefeitura da capital paraibana. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, confirmou nesta quarta-feira (13) ao JORNAL DA PARAÍBA que está em diálogo com os profissionais do setor para uma programação virtual alternativa, mas não haverá festa de rua. “O batuque do nosso Carnaval foi silenciado pela pandemia”, lamentou.

Marcus Alves disse que a gestão do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e os envolvidos nas prévias e nos festejos carnavalescos na capital estão em consenso sobre a inviabilidade de realização de festas de ruas diante do cenário da pandemia, sem a certeza da chegada da vacina.

Uma possibilidade que está sendo trabalhada pela Funjope, segundo Alves, é a realização da festa com programação virtual, que incluiria oficinas com os grupos envolvidos, lives, documentação das experiencia do carnaval. ‘Fizemos uma reunião com alguns representantes do Folia de Rua, Carnaval Tradição e Ala Ursas para imaginar o carnaval neste formato. Estamos discutindo pequenas experiências a partir do formato virtual”, comentou.

Uma nova rodada de diálogo será realizada em breve para fechar a programação alternativa. “Há um consenso entre todos os envolvidos que não tem condições de haver carnaval por conta da pandemia. Alguns estão aproveitando esse cenário para planejar o Carnaval 2020, inclusive, e estamos apoiando. Vamos voltar a conversar, ouvir as ideias e em cima disso tomar uma decisão”, afirmou Marcos Alves.

Folia de Rua e Carnaval Tradição

A Associação Folia de Rua surgiu em 1996, com o objetivo de organizar os blocos que resgatavam o carnaval da cidade. O pré-carnaval hoje conta com mais de 200 blocos espalhados por todos os bairros da capital, sendo cerca de 130 cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Já o Carnaval Tradição acontece tradicionalmente no fim de semana do Carnaval, com realização do desfile das agremiações carnavalescas na Avenida Duarte da Silveira. Participam anualmente do desfile as Escolas de Samba, Tribos Indígenas, Clubes de Orquestra, Blocos de Frevo e Ala Ursas. Ao todo, em 2020, desfilaram 43 agremiações.