Cabedelo e outras cidades do Litoral da PB anunciam cancelamento do Carnaval 2021

As medidas estão sendo tomadas pelos gestores em decorrência da pandemia.

Carnaval em Cabedelo | Foto: divulgação/Prefeitura de Cabedelo
Cabedelo e outras cidades do Litoral da PB anunciam cancelamento do Carnaval 2021
Foto: divulgação/Prefeitura de Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (DEM), anunciou nesta quarta-feira (21) o cancelamento dos festejos carnavalescos na cidade, que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. A decisão foi tomada depois da Prefeitura da capital também cancelar o Folia de Rua e o Carnaval Tradição no município, para evitar o avanço da pandemia da Covid-19. As prefeituras de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, e do Conde, no Litoral Sul paraibano, também decidiram não realizar a festa este ano.

Vitor Hugo disse que os recursos que seriam utilizados para a realização do Carnaval em Cabedelo ficarão na retaguarda para possível compra de vacina para combater a Covid-19. “É momento de salvarmos vidas e não de estarmos comemorando o carnaval”, ponderou.

O prefeito de Cabedelo pediu a compreensão das pessoas que vivenciam o carnaval e dependem economicamente da festa. Ele afirmou que a prefeitura já se prepara para realizar a festa no próximo ano. “Em 2022 temos tudo para fazer o melhor Carnaval já visto em nossa cidade. Peço a todos a compreensão de vocês”, concluiu.

Mamanguape

Em Mamanguape, a prefeita Eunice Pessoa (Cidadania), anunciou nesta quarta-feira (20) o cancelamento dos concursos de ursos e fantasias, além do “Social Folia” da secretaria de Assistência Social, que reuniam um grande número de pessoas para prestigiar os eventos.

A gestora informou que o evento terá incentivos ainda maiores em 2022. “Queremos sempre o melhor para o povo de Mamanguape. Sabemos que agora o melhor é resguardar as pessoas e esperar esse momento crítico passar.” “A secretaria de Turismo tem bons projetos para a realização do evento, agregando valores à cultura do Vale do Mamanguape”, disse a prefeita Eunice.

A Secretaria de Turismo também publicou nota nas redes sociais oficiais da prefeitura para informar a população sobre o cancelamento do evento este ano. “A gestão municipal, que sempre incentivou a cultura popular com mecanismos que garantem a subsistência de grupos e ativistas, pede agora compreensão para que possamos juntos atravessar este momento que passa o país e o mundo”, diz um trecho da nota.

Cabedelo e outras cidades do Litoral da PB anunciam cancelamento do Carnaval 2021
Foto: divulgação/Prefeitura de Mamanguape

Conde

O carnaval de Jacumã em 2021 também foi cancelado pela prefeitura do Conde devido à evolução da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Não será realizado pela Prefeitura de Conde nenhum ato que gere aglomeração no nosso município”, informou a secretária de Turismo de Conde (Setur), Marília Melo.

Ainda segundo Marília, a atitude da Prefeitura não é isolada. Todas as cidades da grande João Pessoa concordaram em cancelar os eventos festivos de fevereiro. “Houve uma reunião entre os representantes das prefeituras municipais da região metropolitana de João Pessoa e em comum acordo não será feito em nenhum município festividades que gerem aglomeração”, completou.

Marília antecipou que a Prefeitura já está trabalhando para que em 2022, havendo evolução no combate à Covid-19, a festividade aconteça. Ciente que, mesmo não sendo promovido o Carnaval, haverá um grande fluxo de turistas em busca das praias do município para aproveitar o feriado, a Secretária já se reuniu com a Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Civil Municipal para reforçarem a segurança nesse período e durante todo o verão.