Troca de partido entra na reta final e políticos fazem mistério

Prazo para troca de partidos termina dia 7, mas ainda há políticos avaliando convites para se filiarem.

Lenilson Guedes

Os políticos paraibanos escondem o jogo quando o assunto é mudança de partido. Na reta final para as filiações partidárias, a situação em algumas legendas é de "vaca desconhecer bezerro". Tem político que aparece como "promessa" de filiado em mais de um partido. As informações são as mais desencontradas. Até a última sexta-feira (30), o quadro era de total indefinição. Muitos disseram que só vão se definir nos instantes finais.

De acordo com o calendário eleitoral, um ano antes do pleito, no dia 7 de outubro de 2011, sexta-feira, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

Em João Pessoa, os partidos disputam o passe de políticos que estão sem mandato e pretendem disputar as eleições municipais de 2012. O ex-vereador Severino Paiva, que já foi presidente da Câmara da capital, revelou que tem sido assediado por vários partidos. PMN, PT do B e PSC são os partidos que estão de olho no passe de Paiva. Ele ainda não definiu qual será a sua opção. “Meu coração me diz para ir para o PMN”, confessa o ex-vereador.

Outro que pretende voltar à cena política pessoense é o ex-vereador Padre Adelino. Ele disputará uma cadeira na Casa Napoleão Laureano. As informações que circularam pela cidade davam conta do seu ingresso no Partido dos Trabalhadores. Disseram até que a filiação dele não foi aprovada pelo diretório municipal do partido por falta de quórum. Ele nega a filiação e diz que ainda está estudando as propostas. Uma delas é de se filiar ao PMDB.

Os dirigentes partidários fazem mistério sobre as filiações. A estratégia é esconder o jogo até o minuto final da partida. O PSDB de João Pessoa é um dos partidos que não revela para ninguém os nomes dos novos filiados. “O próprio senador Cícero Lucena é que tem tratado de conversar com alguns companheiros que devem se filiar até o final do prazo”, despistou o deputado federal Ruy Carneiro, presidente municipal do PSDB.

Ele disse que os contatos são feitos em sigilo para que os partidos adversários, sobretudo os que são ligados ao governador Ricardo Coutinho (PSB), não atrapalhem as negociações. “É o próprio Cícero que está tratando disso e até o último instante em sigilo por uma questão estratégica”, afirmou Rui, garantindo que o PSDB terá quadros bons para disputar a eleição de vereador.

Até o PSD, recém-criado, está na luta para fortalecer o partido e eleger uma boa bancada na eleição de 2012. A vereadora Raíssa Lacerda, que se desfiliou do DEM, informou que até agora nenhum detentor de mandato se interessou em mudar de partido para ingressar no PSD. “Estamos esperando contar na reta final com a filiação de algum vereador”, afirmou.