Tucanos acionam CUT em Tribunal

De acordo com o PSDB, discurso do presidente da CUT pedindo mobilização para defender réus do mensalão, motivou a ação judicial.

O PSDB entrou ontem com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula da Silva.

O partido alega que a ação é motivada pelo discurso do seu atual presidente da central, Vagner Freitas, afirmando que mobilizaria os integrantes da CUT para defender os réus no processo de julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) durante o mês de agosto. Segundo a legenda, a ação do seu presidente não é "puramente política-eleitoral", "desvinculada dos seus objetivos institucionais".

No início do mês, Freitas concedeu entrevista à Folha de S.Paulo afirmando que levaria às ruas a força da maior central do país para apoiar a defesa dos réus .

"Não pode ser um julgamento político. Se isso ocorrer, nós questionaremos, iremos para as ruas", afirmou Freitas. Quando o escândalo do mensalão surgiu em 2005, a CUT reuniu 10 mil pessoas em Brasília para uma manifestação em defesa do governo Lula. O protesto foi organizado após queda do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, um dos réus do julgamento.

Neste ano para apresentar sua defesa, Dirceu foi a congressos estaduais da central para falar sobre a conjuntura política e o julgamento. Foi também numa plenária da CUT do ano passado em Guarulhos, na Grande São Paulo, que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, outro réu, lançou uma campanha para mobilizar militantes em sua defesa.

Delúbio foi dirigente da CUT antes de cuidar das finanças do PT. Chegou a ser expulso do partido no auge do escândalo e foi reintegrado.