TRF homenageia Paulo Gadelha com medalha

Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda, será concedida ao desembargador Federal Paulo Gadelha.

O desembargador Federal Paulo Gadelha recebe hoje, em Recife, a mais alta condecoração concedida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, a Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda. Natural da cidade de Sousa, interior da Paraíba, ele está se aposentando de suas atividades como magistrado. “Paulo Gadelha sempre se dedicou ao Tribunal, muito fazendo em seu favor”, avaliou o presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima.

Paulo Gadelha ingressou no TRF5 através do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2001, tendo sido presidente da Terceira Turma entre os anos de 2003 e 2005; da Segunda Turma, entre os anos de 2009 e 2012; e vice-presidente do TRF5 no biênio 2007-2009. “Ele conquistou nestes anos que passou no Tribunal a amizade de todos os colegas, exercendo com honestidade e dignidade a magistratura”, disse o presidente do TRF5.

Esta é a segunda vez que o Tribunal homenageia personalidades do mundo jurídico com a Medalha este ano. A primeira foi no dia 15 de agosto, quando foram homenageados o desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF5 no biênio 2009-2011; o jurista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antonio Carlos Palhares Moreira Reis; e o professor e fundador da Universidade Tiradentes (SE) Jouberto Uchoa de Mendonça.

De acordo com a Resolução nº 09/1990 do TRF5, a cada ano, a Medalha Pontes de Miranda pode ser concedida a três personalidades do mundo jurídico, porém, como em 2011 nenhuma medalha foi outorgada, o presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, decidiu entregar mais esta neste ano. “Paulo Gadelha não foi homenageado junto com os demais, posto que sua homenagem é especialíssima, coincidindo com sua aposentadoria”, destacou o presidente do TRF5.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e militante do Direito desde os 25 anos, Paulo de Tasso Benevides Gadelha nasceu na cidade de Sousa, no dia 19 de setembro de 1942. Filho de José de Paiva Gadelha e Miriam Benevides Gadelha, o desembargador do TRF5 carrega na bagagem passagens importantes por vários setores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre Paraíba e Pernambuco.

Ele possui 10 livros editados, além de diversos textos publicados semanalmente em alguns dos jornais mais importantes do Nordeste. Não à toa, passou a integrar a Academia Paraibana de Letras no dia 10 de fevereiro de 2011, ocupando a cadeira de nº 23.