Gestor da Saúde deve ser notificado

Solicitação do deputado Aníbal Marcolino para que o secretário de Saúde seja notificado e compareça a Assembleia é aprovada.

O deputado Aníbal Marcolino (PEN) conseguiu aprovar, na sessão ordinária de ontem na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), uma solicitação para que o procurador geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, notifique o secretário estadual de Saúde, Waldson de Souza, para que compareça à Casa para prestar esclarecimentos da gestão de sua pasta, assim como determina o Regimento Interno da Assembleia.

Segundo Aníbal, as legislações estadual e federal também determinam “que os secretários estaduais de saúde compareçam ao Poder Legislativo, de três em três meses, para prestar contas e esclarecimentos de suas ações, fato que não está acontecendo na Paraíba, uma vez que Waldson de Sousa estaria desrespeitando as leis”.

A propositura do requerimento nº 4.463/2013, de autoria do parlamentar, que é médico, tem por motivação as acusações que teriam sido proferidas pelo secretário de Saúde em programas de rádio, afirmando que ao comparecer à Assembleia, no ano passado, não havia quórum para a sessão, nem mesmo a presença do autor da propositura, deputado Aníbal Marcolino, acusado pelo gestor de não cumprir sua agenda de trabalho. O parlamentar rebateu: “Esse secretário é leviano, para não dizer que é mentiroso, digo que ele falta com a verdade”. O deputado justificou que sua convocação se dá devido ao “atual quadro de caos pelo qual passa a saúde pública na Paraíba, com hospitais abandonados, sem leitos, medicamentos, médicos e enfermeiros”.

Segundo Aníbal, o secretário fez uma "armação" após diversas convocações da Assembleia, requisitando a sua presença.

“Fizemos uma convocação e ele não veio à Casa. Apareceu numa sexta-feira, sabendo que os parlamentares só comparecem à Casa entre as terças e quintas-feiras. Armou com alguns deputados. Encaminhou um ofício ao deputado José Aldemir, que nem sabia dessa audiência. Eu não fui comunicado, ele veio na sexta-feira e de logo foi embora. Mostra que é incompetente, irresponsável e leviano”, atacou.