Justiça condena 16 ex-prefeitos paraibanos por improbidade

Condenações fazem parte de mais um balanço dos julgamentos dos ações da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sentenças incluem mais gestores.

A Justiça da Paraíba condenou 16 ex-prefeitos por improbidade administrativa. As condenações foram divulgados nesta quarta-feira (29) e fazem parte de mais um balanço dos julgamentos dos ações da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os juízes que integram o grupo especial julgaram, no total, 68 processos.

As penas envolvem aplicação de multa, perda de função pública, ressarcimento, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público. Cada sentença analisa individualmente a situação de cada um dos acusados. No âmbito penal, há penas de reclusão e detenção.

Foram condenados os seguintes ex-prefeitos: Abmael de Souza Lacerda (Dr. Verissinho), de Pombal; José Zito de Farias Andrade, de Nova Floresta; José Vivaldo Diniz, de Lastro; Iracema Nelis de Araújo, de São José do Sabugi; Jarbas Correia Bezerra, de Livramento; Jeane Nazário dos Santos, de Caaporã; Robério Andrade de Vasconcelos, de Zabelê; José de Arimateia Anastácio Rodrigues de Lima, de Livramento; Temístocles de Almeida Ribeiro, de Conde; José Feliciano Filho, de Sapé; Maria Luiza do Nascimento Silva, de Sapé; José da Costa Maranhão, de Borborema; Ana Adélia Nery Cabral, de Frei Martinho; Paulo Cézar de Souza, de Remígio; Flávio Antônio Chaves, de Livramento; e José Francisco Marques, de Aroeiras.

Além dos ex-prefeitos, também foram condenados o ex-diretor da Emlur, Alexandre Urquiza de Sá e os empresários Mauro Bezerra da Silva, Alexandre Mariz Maia, Alfredo Gomes Chacon Neto e Rosa Vírginia de Araújo Moura, todos da empresa Limpfort. E ainda Jaciel Vieira da Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho, mais 06 servidores públicos, e mais um oficial de justiça.

O grupo especial é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Diego Fernandes Guimarães, Claudio Pinto Lopes, Algacyr Rodrigues Negromonte, Manuel Maria Antunes de Melo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Hugo Gomes Zaher, é coordenador pelo juiz Aluizio Bezerra Filho e tem como gestor da Meta o desembargador Leandro dos Santos.

As condenações divulgadas nesta quarta-feira fazem parte do 8º lote de sentenças da meta 4 do CNJ, que engloba ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública. Todos os condenados ainda podem recorrer das decisões.