Delegada revela crescimento de ocorrências de violência contra mulheres em CG

Em Campina Grande, foram feitas 277 denúncias nos dois primeiros meses de 2019.

Delegada revela crescimento de ocorrências de violência contra mulheres em CG
Sessão especial reuniu parlamentares, autoridades e dirigentes de entidades na Câmara Municipal de Campina Grande (Foto: Josusmar Barbosa)

Nos dois primeiros meses deste ano, 277 ocorrências de violência contra a mulher foram registradas na Polícia Civil em Campina Grande. Em 2018, foram cerca de 1,3 mil e no ano anterior, 1,2 mil. A revelação foi feita pela titular da Delegacia Especializada da Mulher, Maíra Roberta Mendes , durante sessão comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Campina Grande.

Para ela, após quase 13 anos existência, a Lei Maria da Penha serviu para encorajar as mulheres denunciarem seus agressores. “A violência é democrática porque ela acontece em todos os lares e classes sociais com a mesma intensidade”, ressaltou Maíra Roberta.

A secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, também participou da sessão especial e defendeu a necessidade de permanente luta por justiça social. Apesar dos avanços legislativos, ela destacou que permanecem os desafios contra a violência. “Não é porque temos hoje uma legislação que pune o agressor da mulher que nós estamos com os problemas de violência contra a mulher resolvidos neste país”, afirmou Iolanda.

A sessão foi proposta pela presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério (PSD), a vereadora Pâmela Vital do Rêgo (MDB) e o vereador João Dantas (PSD)

Frente

Durante a sessão, foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher realiza sob a presidência de Ivonete Ludgério, além de Pâmela Vital e João Dantas. A frente vai debater temas como violência, direitos trabalhistas, participação política, empoderamento feminino e outros.