Veja quem são os vereadores de João Pessoa que tomam posse nesta sexta

Solenidade será transmissão ao vivo pra que a população possa acompanhar de forma remota.

Foto: Arquivo JP
Veja quem são os vereadores de João Pessoa que tomam posse nesta sexta
Foto: Arquivo JP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza nesta sexta-feira (1º) a cerimônia para empossar os vereadores eleitos no pleito de 2020 para a 18ª Legislatura da Casa Napoleão Laureano, seguida da eleição para a nova Mesa Diretora. A solenidade acontece a partir das 14h, na sede do Legislativo Municipal, com transmissão ao vivo pela TV Câmara JP (canal 6.2) e pelo YouTube (/tvcamarajp).

Conforme previsto no Regimento Interno da Casa, a eleições nova Mesa Diretora será realizada logo após a posse dos vereadores. A articulação é que além da escolha dos membros para o primeiro biênio (2021-2022), também seja antecipada a votação para o segundo biênio (2023-2024). Com isso, a tendência é o vereador Dinho (Avante) presida a casa no 1º momento e Bruno Farias (Cidadania), no segundo.

Logo após as duas solenidades, a Casa dará posse ao prefeito eleito Cícero Lucena (PP). Por conta da pandemia, o acesso será restrito, mas o evento será exibido ao vivo pela TV Câmara de João Pessoa, TV Cidade, Youtube da PMJP e redes sociais de Cícero Lucena.

Protocolos

Devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), os vereadores eleitos não poderão levar acompanhantes; todos os participantes terão a temperatura corporal aferida antes de ter acesso às dependências do local, sendo vedado o ingresso e a permanência daqueles que apresentem temperatura igual ou superior a 37,5ºC, ou que se recusem a se submeter à referida aferição.

Também ficou estabelecido que o ingresso à Câmara fica condicionado ao uso de máscara facial de proteção pessoal e os veículos de imprensa só terão acesso ao local mediante credenciamento prévio junto à Diretoria de Comunicação da CMJP.

Nova Casa

O resultado das Eleições 2020 proporcionou uma renovação de 48% na composição da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para a próxima legislatura. Ao todo serão 13 novos vereadores e este será o primeiro quadro formado por parlamentares que foram eleitos, após a nova regra do sistema político-eleitoral brasileiro, que decidiu pelo fim das coligações.

Além do mais bem votado, Tanilson Soares, também foram reeleitos nomes como Bispo José Luiz (Republicanos), Bosquinho (PV), Bruno Farias (Cidadania), Chico do Sindicato (Avante), Damásio Franca Neto (Progressistas), Dinho (Avante) Dr. Luís Flávio (PSDB), Durval Ferreira (PL), Eliza (Progressistas), João Corujinha (Progressistas), Marcos Henriques (PT), Milanez Neto (PV) e Thiago Lucena (PRTB).

As novidades na próxima legislatura serão Coronel Sobreira (MDB), Guga (PROS), Junio Leandro Agente de Saúde (PDT), Marcílio do HBE (Patriota), Marcos Bandeira (PMB), Mikika Leitão (MDB), Odon Bezerra (Cidadania), Tarcísio Jardim (Patriota) e Toinho Pé de Aço (PMB).

Confira o perfil dos 27 vereadores eleitos:

Bispo José Luiz (Republicanos)

José Luiz Pereira Gonçalves nasceu na cidade de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro. Atuante na política desde 2012, foi candidato a deputado federal pela primeira vez em 2014, ocupando a 2ª suplência, com 30.044 votos. Elegeu-se vereador (2017-2020) com 4.985 votos, ficando em 11º entre os vereadores mais bem votados. Faz parte do quadro dos Bispos/Pastores da Igreja Universal do Reino de Deus há 33 anos, estando licenciado para o trabalho na vida pública. Atuou como radialista, administrador e está cursando Direito pela Faculdade de Ensino Superior (FESP). Foi reeleito como vereador com 5.883 votos no pleito de 2020.

Bosquinho (PV)

João Bosco dos Santos Filho foi integrante do movimento estudantil; assessor parlamentar na AL-PB; membro do EJC Neves; secretário parlamentar da Câmara dos Deputados (DF); secretário de Turismo, em Bayeux; diretor de Economia e Fomento da PBTur; assessor técnico da Secretaria de Turismo, de João Pessoa e da Paraíba; presidente Jovem do PMDB, PSDB e PFL; presidente do Diretório Municipal do partido Democratas por três mandatos; terceiro secretário da Mesa Diretora e presidente do Conselho de Ética da CMJP. Foi reeleito para o quarto mandato como vereador, com 4.902 votos, no pleito de 2020.

Bruno Farias (Cidadania)

Bruno Farias de Paiva é bacharel em Direito pela UFPB, advogado e defensor dos Direitos Humanos. Foi presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/PB; presidente da Fundação Casa do Estudante da Paraíba (FUNECAP); e secretário municipal de Turismo. Eleito para a CMJP pela primeira vez em 2008, iniciará seu quarto mandato em 2021. Na CMJP, foi vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa; membro da Frente Parlamentar da Educação; membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; e membro das frentes parlamentares de Mobilidade Urbana e de Defesa da Acessibilidade. É presidente municipal do Cidadania, partido do qual é membro desde o início de sua trajetória política; e criador da plataforma digital ‘Pensando JP’, cujo objetivo é ampliar o debate e a reflexão sobre a cidade de João Pessoa, estimulando os cidadãos a contribuírem com ideias para a cidade.

Carlão (Patriota)

Carlos Henrique da Costa Santos é cristão, consagrado de aliança da Comunidade Consolação Misericordiosa, conservador, advogado, faixa preta de Jiu-jitsu, militante de direita e defensor do presidente Jair Bolsonaro. Desde antes do início do seu mandato, luta pelas pautas relacionadas à Igreja Católica. Em seu primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas, através das artes marciais e promoção humana. Também atuou contra o ensino da ideologia de gênero em escolas, assumiu o protagonismo das pautas em defesa das artes marciais como meio de combate ao uso de drogas e cobrou mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Chico do Sindicato (Avante)

Francisco Henrique da Silva foi eleito pela primeira vez em 2012. Sempre lutou pelos trabalhadores e pela inclusão social, ouvindo a população e promovendo práticas de acesso à recolocação no mercado de trabalho.

Coronel Sobreira (MDB)

Marcos Alexandre de Oliveira Lima Sobreira é representante dos militares estaduais, da Igreja, do trânsito municipal e das comunidades onde atuou como policial comunitário. Comandou o pelotão de trânsito em Patos e foi comandante do Batalhão em Sousa, onde cursou Direito, na UFPB. Em Sousa, desenvolveu o projeto ‘Polícia Cidadã’, cuja finalidade era aproximar os policiais da comunidade, levando a cinco bairros periféricos da cidade serviços de advocacia, saúde, educação, corte de cabelos e odontologia. Já assumiu a direção do Colégio da Polícia Militar; o Comando do 2º Batalhão, em Campina Grande; o Subcomando do Policiamento Metropolitano de João Pessoa; e o Comando de Policiamento Regional-1 (CPR-1), com sede na Capital. Em 2015, foi eleito Presidente da Caixa Beneficente de Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Em 2017, passou para a Reserva, depois de 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar e à sociedade paraibana.

Damásio Franca Neto (Progressistas)

Damásio Franca Segundo Neto é natural de João Pessoa e teve suas primeiras experiências na vida pública como militante do movimento estudantil, na Universidade João Pessoa (Unipê). Sua primeira campanha para vereador foi em 2008, na qual obteve 2.727 votos. Em 2012, tentou novamente e obteve 3.567 votos. Em 2016 foi eleito pelo Partido Progressista, com 4.654 votos. Foi reeleito como vereador com 4.251 votos no pleito de 2020.

Dinho (Avante)

Valdir José Dowsley iniciou sua vida política em 1996, quando concluiu o ensino médio. Nesse período, atuava na política estudantil. Em 1999 assumiu o cargo de Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa, onde foi Chefe de Gabinete da Presidência em 2003 e 2004. Nesse mesmo ano, foi candidato a vereador de João Pessoa, elegendo-se como o mais novo parlamentar daquela Legislatura. Em 2009 assumiu a Secretaria Executiva de Governo e Articulação Política. Em 2010, retornou à Câmara Municipal de João Pessoa para exercer suas atividades políticas.

Dr. Luís Flávio (PSDB)

Luís Flávio Medeiros Paiva é natural de Guarabira (PB) e foi reeleito para seu quinto mandato na CMJP no pleito de 2020. Tem como uma das áreas de maior atuação a Saúde, com iniciativas voltadas principalmente para os menos favorecidos, através do Sistema Único de Saúde (SUS). É formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especializado em Cirurgia Geral. É servidor público federal concursado, com 39 anos de serviços prestados à comunidade.

Durval Ferreira (PL) 

Durval Ferreira da Silva Filho nasceu na capital paraibana no dia 2 de julho de 1951. É casado com Socorro Lima Ferreira com quem tem três filhos e nove netos. Formado em Administração de Empresas, Durval entrou na vida pública em 1989 como vereador de João Pessoa. No mesmo período, ainda assumiu o cargo de Secretário do Programa de Apoio Legislativo (Prolégis) e a Superintendência do Instituto de Previdência (IPM). Respeitado entre todos da classe política, Durval Ferreira foi presidente da Câmara Municipal de João Pessoa por 10 anos. Foi durante a sua administração a criação da Rádio Câmara FM e a abertura do canal da TV Câmara JP para toda a população. Durval Ferreira está no seu nono mandato. Durante esse período, foi responsável por diversos requerimentos visando garantir segurança e melhoria das condições de vida para as famílias da Capital.

Eliza Virgínia (Progressistas)

Eliza Virgínia de Souza Fernandes já foi diretora administrativa da STR; diretora administrativa da Repic (empresa de reciclagem); diretora de Recursos Humanos da Gate; gerente de Recursos Humanos da PBGás; e chefe de gabinete do deputado estadual Nivaldo Manoel. Vereadora desde 2009, é militante em defesa das pessoas com deficiência física e da educação infantil.

Emano Santos (PV)

Emannuel Bezerra dos Santos já foi deputado estadual da Paraíba e titular da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejer) de João Pessoa. Participou do desenvolvimento de projetos para a promoção de inclusão social e da prática esportiva e de recreação para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Guga (PROS)

Carlos Gustavo Gomes de Oliveira, popularmente conhecido como Guga, empresário e liderança política de João Pessoa, é filho do bairro de Jaguaribe. Homem de família e temente a Deus, superou grandes desafios na vida. Suas principais características são força e coragem; sua missão de vida é lutar para que as pessoas mais carentes tenham um futuro mais digno e cheio de esperança.

João Corujinha (Progressistas) 

João Carvalho da Costa Sobrinho nasceu em Guarabira e passou a maior parte da infância em Belém, municípios do agreste paraibano. Aos 15 anos foi morar na capital. Adotou João Pessoa como cidade do coração e recebeu, inclusive, o Título de Cidadão Pessoense pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Formado em Ciências Contábeis, é casado e pai de uma filha. Nas últimas décadas, vem dedicando sua vida ao trabalho nas áreas da Educação e da Política. Em 1990, fundou a Escola Corujinha. Já foi secretário municipal de Esportes, em João Pessoa; e está como chefe do Poder Legislativo Pessoense desde janeiro de 2019. Sua atuação firme vem contribuindo com a defesa de políticas públicas voltadas para as áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Habitação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer.

Junio Leandro (PDT)

Junio Leandro Azevedo de Macedo é bacharel em Direito; presidente fundador do Sindicato Municipal dos Agentes de Saúde do município; diretor administrativo do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade UNIESP; e membro da Torcida Jovem do Botafogo. Junio vem das lutas junto aos movimentos sociais em defesa dos menos favorecidos e excluídos pelos poderes públicos. Já representou os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde do Estado na Conferência Nacional da Saúde, e já esteve representando os estudantes no Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes.

Marcos Bandeira (PMB)

Marcos Bandeira Pequeno é atuante no Bairro das Indústrias, assim como na Zona Oeste de João Pessoa, englobando ações também nos bairros de Cruz das Armas, Vieira Diniz, Oitizeiro, entre outros. Sua trajetória política teve início em 2008, com sua primeira candidatura para vereador de João Pessoa, ficando como segundo suplente. Em 2012, aumentou sua votação, mas manteve a segunda suplência. Já em 2016, chegou à primeira suplência da coligação. Em 2020, conseguiu emplacar seu primeiro mandato de vereador da Capital, obtendo 3.875 votos. Uma de suas principais bandeiras de atuação enquanto parlamentar será implantar uma casa de apoio à população menos favorecida da Capital.

Marcos Henriques (PT)

Marcos Henriques e Silva tornou-se funcionário do Bradesco em 1989, logo identificando-se com a luta em defesa dos trabalhadores bancários. Em 1991, assumiu o primeiro mandato como sindicalista, atuando nas secretarias de esporte, imprensa e secretaria-geral. É graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis (Unipê). Foi presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba (Seeb-PB) por três mandatos e, atualmente, está como diretor da entidade. É membro do Conselho Estadual de Transparência e Combate à Corrupção; do Conselho Estadual do SENAI; e está como diretor da CUT-PB, já tendo exercido o cargo de secretário de administração e finanças na entidade. Foi representante do Conselho Estadual de Emprego e Renda; e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE). Foi presidente da Comissão de Políticas Públicas, Obras e Administração Pública (CPP) durante os quatro anos de seu primeiro mandato na CMJP (2017-2020).

Marcílio do HBE (Patriota)

Marcílio Pedro Siqueira Ferreira é professor e apresenta-se como militante na temática da valorização da família tradicional, da educação digna e de qualidade, e do esporte como política pública de transformação social. Também defende políticas públicas para saúde, assistência social, transporte público e mobilidade urbana, além de incentivo ao pequeno empreendedor e geração de empregos.

Marmuthe Cavalcanti (PSL)

Marmuthe de Souza Cavalcanti iniciou sua trajetória política nos movimentos estudantis, onde foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Faculdade Paraibana (FAP). Também foi secretário de Movimentos Sociais do DCE da UFPB e fez formação política na Escola Nacional de Política do Instituto Tancredo Neves, em Brasília (DF). É presidente de honra da Associação dos Profissionais de Propaganda Volante da Paraíba (Assprov-PB); fundador da ong Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi); ex-secretário Geral do Fórum Paraibano de Ouvidorias (FOPO); ex-integrante do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO); e militante da luta pela aprovação da lei de iniciativa popular n° 135/2010 (Lei da Ficha Limpa). Na CMJP, foi o primeiro Ouvidor-Geral da Casa; membro da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO); e ex-presidente da Comissão de Esporte e Lazer.

Mikika Leitão (MDB) 

Ives Rocha Leitão é natural do município de Sousa, tem 57 anos de idade, é casado e empresário. Já exerceu o cargo de deputado estadual (2011-2015); foi chefe de gabinete na extinta Secretaria de Estado de Justiça; e assessor direto do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Nas eleições de 2010, foi eleito segundo suplente de deputado estadual pela coligação “Paraíba Unida VII” (PSL / PR), com 13.427 votos. Foi eleito como vereador com 5 mil votos no pleito de 2020.

Milanez Neto (PV)

Fernando Milanez Neto foi eleito vereador com 4.373 votos pelo PTB nas Eleições 2016. É bacharel em Direito e, desde 2005, é tabelião substituto do Terceiro Ofício de Notas Pessoa Milanez. Entrou na vida pública jovem e já exerceu a função de assessor especial da liderança do PMDB no Senado Federal. Foi assessor especial do Governo da Paraíba; chefe de gabinete do vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; e coordenou o patrimônio cultural de João Pessoa no governo de Luciano Cartaxo. Foi reeleito como vereador com 6.238 votos no pleito de 2020.

Odon Bezerra (Cidadania) 

Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho é filho de Luís Gonzaga Bezerra Cavalcanti e Antonieta Silva Bezerra Cavalcanti, advogado, professor, e presidente da OAB nos triênios 2011/2013 e 2014/2015, sendo considerado Membro Honorário Vitalício. Ex-secretário executivo do Procon do Estado e do município de João Pessoa; professor convidado da Escola Nacional de Defesa do Consumidor; ex-presidente do Fórum Nacional de Procons dos Estados e Capitais; ex-presidente do Conselho de Consumidores da Energisa; atual Conselheiro Federal da OAB.

Tanilson Soares (Avante) 

Tanilson Tarso Nóbrega Soares é natural de João Pessoa, onde nasceu em 12 de julho de 1976. Formado em Administração de Empresas, foi eleito vereador de João Pessoa pela primeira vez em 2016, sendo o terceiro mais votado na época. Em 2020, foi reeleito pelo Avante com 7.570 votos, sendo o mais votado do pleito. Tem um mandato popular voltado para o social, com diversos serviços prestados nas comunidades pessoenses. Também tem uma forte atuação em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

Tarcísio Jardim (Patriota)

Paulo Tarcísio Pessoa Jardim, 37 anos, foi estimulado pelo pai oficial da reserva a seguir carreira policial. Entrou para a polícia em 2015 com a vontade de fazer justiça e proteger os indefesos. Professor de Jiu-Jitsu e bacharel em Direito, tem como bandeiras de mandato a liberdade para trabalhar e empreender; o direito à propriedade privada; o combate rigoroso ao crime; a educação sem ideologia; a liberdade de expressão; a igualdade perante a Lei; a redução de impostos; o direito à autodefesa; a liberdade de ir e vir; e o combate às drogas. É faixa-preta de Jiu-jitsu, tendo lutado por importantes equipes, como Nine Nine e Checkmat, em sua carreira competitiva. É medalhista regular em eventos do Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) em todo o mundo.

Thiago Lucena (PRTB)

Thiago Nóbrega de Lucena é empreendedor, empresário e foi secretário municipal de João Pessoa nas gestões de Luciano Agra e Luciano Cartaxo, passando pelas Secretarias do Trabalho, Produção e Renda e de Administração. Criou o aplicativo ‘ProJampa’ para smartphones IOS e Android para diminuir a distância entre o que pensa para a Capital e o que seus eleitores desejam para a cidade. O objetivo também foi estruturar melhor suas propostas para o mandato como vereador.

Toinho Pé de Aço (PMB)

Antonio Luiz de Lima Filho, Toinho, ganhou a alcunha de ‘Pé de Aço’ por suas habilidades no futebol, em seu passado. É militante de lutas sociais em favor da população, das comunidades mais necessitadas, da infância e juventude, com incentivos ao esporte e à educação.

Zezinho Botafogo (Cidadania)

José Freire da Costa nasceu em Taperoá e mudou-se para João Pessoa logo na infância. Durante muitos anos, trabalhou como balconista em uma lanchonete no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. Depois, tornou-se proprietário do estabelecimento. Foi presidente da equipe profissional do time Botafogo da Paraíba, e é bastante conhecido na área de esporte em João Pessoa, pois mantém um excelente relacionamento com atletas e desportistas nos bairros da Capital. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos. Em 2016, obteve 3.872 votos, ficando na primeira suplência pela coligação PSB/PEN/PRP. Tem como bandeiras de luta as políticas públicas em favor do esporte, da educação e saúde. Foi reeleito como vereador com 4.641 votos no pleito de 2020.