Bruno decreta luto oficial de três dias pela morte de Genival Lacerda

A morte de Genival Lacerda foi lamentada por diversas autoridades.

Foto: divulgação/secom-CG

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) decidiu decretar luto oficial de três dias em Campina Grande pela morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, aos 89 anos, na manhã desta quinta-feira (7). Natural da Rainha da Borborema, Genival estava internado desde novembro em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular em Recife, em tratamento intensivo contra uma pneumonia, após ter contraído covid-19.

Bruno lamentou profundamente a morte do cantor e compositor campinense, considerado ícone da música regional, que há várias décadas morava em Recife, mas nunca abandonou suas origens em Campina Grande. O prefeito lembrou que, como deputado estadual, em abril de 2016 (mês de aniversário do cantor e compositor), prestou homenagem a Genival Lacerda e vários outros artistas, numa sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba em Campina Grande. Na ocasião foi concedida a Genival a Medalha de Mérito Cultural Ronaldo Cunha Lima.

O governador João Azevêdo manifestou profundo pesar pela morte do cantor. “Conhecido por todo o Brasil, Genival Lacera era considerado um símbolo da cultura do Nordeste, sendo um dos grandes nomes do forró, ritmo que levou para o país inteiro com seu carisma e irreverência, características que o tornaram um ídolo popular. Seu trabalho ganhou reconhecimento nacional oficialmente no final de 2017, quando recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC)”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

 

Autoridades campinenses

 

A morte de Genival Lacerda foi lamentada também por outras autoridades, como os senadores Veneziano e Daniella Ribeiro, bem como a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT).

O senador Veneziano, que também é conterrâneo do artista, também lamentou a morte do músico. “Hoje perdemos não apenas um grande artista, mas uma das maiores referências da nossa cultura paraibana, ícone do forró e exemplo para muitas gerações. O @cantorgenivallacerda deixa um legado de dedicação à música e de amor pela sua terra natal. Mais um grande amigo que parte para a Vida Eterna. Nossa gratidão pelo que fizestes em vida e nossa solidariedade aos familiares e milhares de fãs. Vai com Deus, Seu Vavá”, publicou em sua conta pessoal no Instagram.

Já a senadora licenciada Daniella Ribeiro (PP), que também é campinense, aproveitou o #tbt para recordar o último dia em que estive com o cantor, em 2019, no São João de Campina Grande. “O anúncio do seu falecimento nos deixa tristes, mas a memória do seu humor contagiante e irreverência nos enche de alegria”, comentou.

 

A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), que é conterrânea de Genival, também emitiu nota lamentando a morte do artista. “Hoje acordei com a triste notícia que o grande artista paraibano, Genival Lacerda, que também era meu conterrâneo, faleceu. Estávamos todos em oração para que ele saísse bem dessa, e continuasse nos alegrando com todo seu talento, mas Deus sabe de todas as coisas. Em um momento como esse, só desejo conforto a toda família. Sintam-se abraços por mim! Que Deus esteja com cada um de vocês”, publicou, no Instagram.

Quem também emitiu nota de pesar foi o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, usou as redes sociais para lamentar a morte do campinense. Com profunda tristeza registramos a passagem do talentoso Genival Lacerda, perde a música a cultura e o forró, meus sentimentos a todos os familiares e que Deus renove a fé e conforte todos os corações!

Outras autoridades

 

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os deputados e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, lamentou a morte do cantor paraibano. Adriano Galdino destacou o importante papel que Genival Lacerda teve para o forró, levando o clima descontraído para suas letras e danças marcantes e com muito bom humor. “Genival Lacerda era um artista único, que inspirou e animou os paraibanos com seu jeito simples e desinibido”, resumiu.

Antes da pandemia, lembrou o presidente da Casa, Genival Lacerda fez uma visita à sede do Poder Legislativo Paraibano em meados de 2019, onde foi recebido pelos parlamentares e tirou fotos com servidores, profissionais da imprensa e pessoas presentes no local.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), também lamentou a morte de Genival. Para o prefeito, “é duro ver os ícones da nossa cultura, nossos conterrâneos e amigos partirem. Com pesar, nos despedimos hoje do nosso Genival Lacerda, artista e embaixador da cultura paraibana, que tanto nos orgulha pela sua carreira musical e pelo caráter humano”, declarou, em sua conta no Twitter. “Me solidarizo com a família, seus amigos e fãs, assim como eu, pela imensa perda. Que todos recebam o nosso abraço e os votos de sincero pesar neste momento de dor.”, completou, em outra postagem.