icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Biometria está abaixo de 65%

Em JP e CG apenas 64,16% e 61,38% do eleitorado atualizou cadastro.

Publicado em 11/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:13

A 40 dias do fim da biometria, mais de 320 mil paraibanos ainda não atualizaram o cadastro junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, 64,16% e 61,38% do eleitorado previsto no início da campanha atualizou o cadastro. Em Campina, o tribunal vem registrando atendimento diário menor do que a média necessária ao cumprimento da meta. Dos 2,6 mil cadastros necessários ao dia, o atendimento não passa de 2,2 mil eleitores.

Para intensificar o atendimento nos municípios do Litoral Norte que também precisam concluir a biometria até o próximo dia 21 de março (Mamanguape, Capim, Cuité de Mamanguape, Mataraca e Itaporoca), o TRE ampliou o atendimento no Fórum Eleitoral da 7ª Zona, em Mamanguape, aos sábados e domingos.

O atendimento nos finais de semana ocorrerá até o dia 16 de março, sempre das 8h às 12h. Na região, apenas o município de Capim ultrapassou o percentual de 80,70% de eleitores revisados. Itapororoca e Cuité de Mamanguape estão mais próximos de concluir o recadastramento, com 75,23% e 74,26%, respectivamente. “Nossa maior atenção é com Mamanguape, que está com 62,81% e Mataraca, que ainda está com 57,40%. Acredito que com esta ampliação no atendimento iremos conseguir atingir antes do final do prazo a meta de 100% de revisão do eleitorado”, disse o presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti.

O eleitor da capital também tem a opção de fazer o recadastramento biométrico nos finais de semana, na sede do TRE, na Avenida Princesa Isabel, 20, no Centro. De acordo com o coordenador das eleições, Clóvis Oliveira, há um esforço concentrado dos servidores do TRE para viabilizar o recadastramento dos eleitores nos 19 municípios que integram a meta deste ano. “A gente está sempre avaliando se compensa atender nos finais de semana. No último sábado, a procura foi pequena em João Pessoa, mas no domingo tivemos um bom atendimento”, avaliou Clóvis.

Em João Pessoa e Campina, o atendimento continua ocorrendo por meio de agendamento pela internet (www.tre-pb.jus.br/) ou de forma espontânea (por ordem de chegada). Segundo Clóvis Oliveira, o atendimento médio em João Pessoa é de 3,8 mil eleitores por dia, enquanto a capacidade de atendimento chega a 5 mil eleitores por dia. “Uma dica para o eleitor é procurar os postos de atendimento no final da manhã e no final da tarde, quando os guichês ficam geralmente vazios. Também percebemos o sumiço do eleitor no início da semana. O atendimento começa a ficar mais intenso a partir da quarta-feira”, disse.

Na capital, 307.611 eleitores dos 479.456 fizeram o recadastramento biométrico até a última sexta-feira, restando 171.845. Incluindo os alistamentos (novos eleitores) e transferidos, o atendimento chega a 338.372 eleitores recadastrados. Em Campina Grande, 171.343 eleitores dos 279.142 atualizaram seus cadastros. Incluindo revisados e transferidos, o município atendeu 188.477 eleitores.

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO TERMINA NO DIA 21 DE MARÇO

A Campanha da Biometria encerra no próximo dia 21 de março. Quem não se recadastrar poderá ter o título eleitoral cancelado.

Além de não poder votar nas próximas eleições, pode ficar sem receber o salário (se for servidor público), fazer vestibular, prestar e assumir concurso público, tirar passaporte, além de outras implicações legais.

Além da sede do TRE, o eleitor pode fazer o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral, por trás do Shopping Tambiá; no Núcleo de Apoio às Urnas (NATU), no bairro José Américo; no Procon Estadual, no anel externo da Lagoa; na Casa da Cidadania de Mangabeira, na Subprefeitura de Mangabeira, localizada próximo ao Trauminha; e na Casa da Cidadania de Manaíra, no Manaíra Shopping.

Em Campina, o atendimento está acontecendo no Fórum Eleitoral, no bairro da Liberdade, e o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, no Açude Novo. Para agendar o atendimento, o eleitor não precisa saber o número do título eleitoral, basta acessar o sistema de agendamento, na página principal do TRE-PB. É preciso levar um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho) e um comprovante de residência atualizado.

IMPLANTAÇÃO EM MAIS 2 CIDADES

Ontem, em Mamanguape, o presidente do TRE anunciou a implantação do Recadastramento Biométrico na 55ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição; e na 60ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima e Lagoa de Dentro. Nesses municípios, a biometria acontece em caráter didático, ou seja, os eleitores não estão obrigados a cumprir o prazo do dia 21 de março, já que o sistema biométrico só será cobrado, nesses municípios, em 2016.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp