Câmara aprova criação de duas novas vagas para vereadores em João Pessoa

Conforme a Constituição Federal, uma cidade com população entre 750.000 e 900.000 habitantes – que é o caso de João Pessoa – pode ter até 29 vereadores.

Foto: Arquivo JP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na manhã desta quinta-feira (2), a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município com o aumento de duas vagas para a função de vereador.

Com a mudança, o poder legislativo municipal passa de 27 para 29 parlamentares “eleitos pelo sistema proporcional […] com mandato de quatro anos”.

A medida foi justificada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal a partir do artigo 29 da Constituição Federal, que regulamenta a possibilidade de aumento.

Conforme o texto da Constituição, uma cidade com população entre 750.000 e 900.000 habitantes pode ter até 29 vereadores.

De acordo com o que a ponta Câmara, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que a população de João Pessoa é de 850 mil habitantes. Por isso, a criação de duas novas vagas é considera legal e viável.

“João Pessoa hoje tem condições físicas e financeiras de comportar o aumento do número de vereadores para 29. Tanto é assim que o legislativo se preparou para esse número construindo 32 Gabinetes em sua nova Sede”, destacou o presidente Dinho Dowsley (Avante).

Câmara de Vereadores anuncia reajuste salarial de servidores efetivos

Ainda nesta quinta-feira (2), também foi anunciado um reajuste salarial de 11,4% para os servidores efetivos da Câmara Municipal de João Pessoa.

O índice foi acordado, segundo a CMJP, em reunião com os efetivos, mediados pela Associação dos Servidores do Poder Legislativo Municipal de João Pessoa (Aslegi).