icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Centro de Convenções impulsiona destino JP

Capital paraibana entra no circuito dos grandes eventos do 'turismo de négócios'.

Publicado em 20/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:32

Apesar das belezas naturais que possui, a cidade de João Pessoa, por muitos anos, ficou em desvantagem diante de outras capitais do Nordeste quando o assunto era turismo de negócios e eventos. Mas com a chegada do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na PB-008, essa deficiência vem sendo superada. A capital paraibana passou a ser uma forte candidata a receber eventos de grande porte.

Exemplo disso é que, em novembro do ano passado, o Centro de Convenções, símbolo do desenvolvimento turístico e econômico do Estado, sediou o IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas, evento que reuniu mais de três mil participantes. De acordo com Marcelino Medeiros, da Project Manager, responsável por trazer o evento para João Pessoa, a ideia da SOBENFeE, entidade promotora, era realizar o evento na capital paraibana. Os organizadores visitaram a cidade, mas não encontraram nenhum lugar que atendesse às necessidades do congresso.

Contudo, a equipe recebeu a informação de que o Centro de Convenções estava em construção, com previsão de entrega para antes da realização do evento. “Quando conhecemos o local, não pensamos duas vezes e arriscamos. Deu tudo certo e o evento foi um sucesso”, afirmou Medeiros. As edições anteriores do congresso foram realizadas no Rio de Janeiro (2007); Bahia (2009); e Rio de Janeiro (2011). “A cidade de João Pessoa entrou para a história do nosso evento, graças ao Centro de Convenções”, declarou.

Quando o congresso terminou, segundo Medeiros, não faltaram elogios dos participantes ao local. “A infraestrutura é ótima para atender eventos de grande porte, e quando tiver comércio e hospedagem próxima vai ficar ainda melhor. Acredito que isso se torne realidade em pouco tempo”, comentou.

A próxima edição do Congresso de Tratamento de Feridas vai ser realizada em Florianópolis, em 2015, mas Marcelino Medeiros revelou que pensa em trazer outros eventos para o Centro de Convenções. “Foi uma experiência muito positiva e pretendemos voltar em breve para realizar outros eventos em João Pessoa. A cidade é ótima, assim como o Centro de Convenções”, frisou. Medeiros conheceu a capital paraibana por conta do evento e disse que ficou encantado com as praias e a boa receptividade do povo.

O equipamento turístico, que deve ser concluído até junho deste ano (com a entrega do teatro para 3.042 lugares), vai sediar outros eventos de destaque nacional e internacional. Segundo o gerente-executivo de operações do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o Centro de Convenções veio preencher uma lacuna que existia no setor de turismo.

“O mercado de eventos da Paraíba necessitava de um equipamento moderno, versátil e arrojado que conseguisse atrair eventos e gerar negócios para os diversos segmentos, gerando emprego e aquecendo a economia”, disse.

ESTRUTURA ATRAI TURISMO DE NEGÓCIOS

Com o Centro de Convenções, os empresários ligados direta ou indiretamente ao turismo pretendem compensar todo o tempo em que a cidade ficou sem receber feiras, congressos e simpósios de médio e grande porte. “Perdemos muitos eventos, principalmente da área médica, que contam com 3, 4, 5 mil pessoas. E vale destacar que os profissionais que vêm participar de eventos geralmente trazem os acompanhantes. A cidade deixou de ter um fluxo turístico sustentável e de receber investimentos e negócios”, declarou Ferdinando Lucena.

Segundo ele, o turista de negócios deixa três vezes mais dinheiro na cidade que o turista de lazer. “É importante lembrar que esses dois tipos de turismo estão interligados. O participante de um evento conhece a cidade a trabalho, mas gosta tanto que acaba voltando de férias, trazendo a família”, comentou Lucena. É uma espécie de 'efeito dominó' muito satisfatória para a economia.

Com a experiência de vender o destino João Pessoa lá fora, Ferdinando Lucena afirmou que antes do Centro de Convenções a capital era 'tímida', não tinha força na prateleira comercial das grandes agências e operadoras voltadas para viagens corporativas. “Com a chegada do centro, as ações que até então não aconteciam em prol desse segmento, começam a acontecer na Paraíba. A cidade de João Pessoa definitivamente entrou na rota da competitividade”, frisou.

CAPITAL GANHA EM COMPETITIVIDADE

A agenda de eventos no Centro de Convenções é disputada.

Congressos, feiras e simpósios serão realizados no local nos próximos meses. Destaque para a Copa do Mundo de Robótica (Robocup 2014), em julho deste ano. O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, vai reunir cerca de quatro mil pessoas de vários países. O Robocup é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

Para ser escolhida, João Pessoa disputou com Fortaleza, e cidades asiáticas, e conseguiu sair na frente por responder ao questionário de maneira mais qualificada, conforme explicou Ferdinando Lucena, do Convention Bureau. Com o Robocup, a cidade vai receber cientistas, professores e estudantes de todo o mundo. Graças à sua estrutura e organização, o Centro de Convenções vai tornar possível a realização de um evento internacional de grande porte na Paraíba.

Antes do Robocup, o Centro vai sediar o 31º Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo. Profissionais de diversos veículos de todo o país se encontrarão em maio, no Centro de Convenções. Uma oportunidade e tanto para João Pessoa se destacar ainda mais no cenário nacional e internacional, pois motivos para isso não faltam. A capital paraibana ganhou a disputa com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para os empresários do setor não há dúvidas de que uma nova história começou a ser escrita na Paraíba, que desponta como cobiçado destino turístico – e o Centro de Convenções tem muito a ver com isso.1q

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp