icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Com suplências, base governista ganha mais força na Assembleia

Quatro suplentes tomaram posse em menos de 60 dias na Casa e outros dois estão inseridos nas articulações.

Publicado em 31/03/2015 às 8:33 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:04

O resultado das urnas não foi favorável, contudo ele não tem sido obstáculo para que os suplentes assumam a titularidade de mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Depois da posse de quatro deles em menos de 60 dias na Casa, outros dois estão inseridos nas articulações para ocupar, mesmo que temporariamente, o mandato. Estão na agulha a ex-deputada Olenka Maranhão (PMDB) e Arthur Cunha Lima Filho (PRTB).

O processo de arregimentação dos suplentes tem beneficiado quase que exclusivamente a bancada governista, mesmo com o afastamento de militantes da oposição. Pelo menos três dos parlamentares licenciados até o momento deixaram o mandato “para tratamento de saúde”. A maior rotatividade ocorreu entre os deputados do PEN que se apresentavam como oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Logo após perder a disputa pelo comando da Assembleia, Ricardo Marcelo ingressou com um pedido de licença para tratamento de saúde e assuntos particulares.

Na última sexta-feira, foi a vez do deputado José Aldemir (PEN) protocolar pedido de licença. A saída de Aldemir acontece na mesma semana em que a Comissão Provisória formada para presidir interinamente o PEN no Estado anunciou apoio ao governador Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa.

Nos dois casos, os oposicionistas abriram espaço para suplentes que possuem maior afinidade com o governo do Estado. Na vaga deixada por Ricardo Marcelo entrou o suplente Antônio Mineral (PSDB), que já demonstrou empatia com a bancada governista em algumas votações que ocorreram na Assembleia.

Com a saída de José Aldemir, o suplente Jullys Roberto (PEN) ocupou na última sexta-feira a titularidade do cargo de deputado estadual. Apesar de ainda não ter anunciado qual bancada vai integrar, Jullys Roberto fez elogios à gestão de Ricardo Coutinho. Em fevereiro, Lindolfo Pires protocolou licença para assumir a Secretaria de Representação Institucional do governo do Estado em Brasília. Quem assumiu a vaga foi o 1º suplente, Hervázio Bezerra (PSB), atual líder da bancada governista. Este mês, o deputado governista Tião Gomes (PSL) abriu espaço para Charles Camaraense (PSL).

Para a entrada de Olenka Maranhão, via articulação puxada pelo senador José Maranhão, poderá se licenciar o deputado Trocolli Júnior. Arthur Filho entraria com a saída de alguém da coligação PSB-DEM-PRTB-PDT-PRP.

Confira quem entrou e quem deu entrada no pedido de licença na Casa

Licenciados

Lindolfo Pires- Hervázio Bezerra (suplente)
Ricardo Marcelo- Antônio Mineral (suplente)
Tião Gomes- Charles Camaraense (suplente)
José Aldemir- Jullys Roberto (suplente)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp