Angélica Nunes
Laerte Cerqueira

Novo livro de Rubens Pinto Lyra analisa cenário político, ascensão do bolsonarismo e extrema-direita

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

 

Já está disponível o novo livro do Professor Emérito da UFPB, Rubens Pinto Lyra. O foco nesta obra é o atual cenário político, a ascensão do bolsonarismo e da extrema-direita no Brasil e no mundo.

Publicado pela editora da Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (CCTA), “Bolsonarismo: Ideologia, psicologia e política e temas afins traz reflexões sobre conflitos políticos, questões ideológicas e apontamentos sobre movimentos pronto-fascistas costuradas com todo embasamento teórico, estruturado na teoria da Ciência Política.

Pinto Lyra, que é doutor em Direito Público e Ciência Política afirmou ao Conversa Política que, no caso da análise do bolsonarismo, com suas consequências práticas, o risco foi o de que a factualidade, a velocidade da geração de fatos do governo atual, arrancasse a atualidade das reflexões. Não foi o que aconteceu.

“A nitidez de suas posições e sua assertividade são predicados distintos do intelectual público autor desta obra”, registra o professor José Antônio Spinelli, que assina o texto da “orelha do livro”.

Já o professor de Filosofia da UFPB, Giuseppe Tosi, destacou que o texto fornece as chaves de leitura interpretação de antigos e novos fenômenos sociais e políticos, no Brasil, que precisam ser decifrados.

“Está em jogo a hegemonia ideológica e o debate de ideias para decidir quem controla mentes e corações. Numa época de fake news, pós-verdade e obscurantismo, reconstruir a confiança na racionalidade e no  debate público dos valores democráticos, dos direitos humanos e das liberdades civis, na perspectiva do socialismo democrático, pode ser considerada como uma tarefa, antes de tudo, civilizatória”, escreveu no texto da contracapa.

Veja também  De algoz a parceiro: sol do Sertão paraibano atrai investimentos, gera empregos e estimula capacitação

Quem quiser comprar o livro pelo preço de custo é só entrar em contato diretamente com o próprio autor pelo e-mail rubelyra@uol.com.br.

Últimas obras 

Rubens Pinto Lyra já escreveu 30 livros como autor e coautor. Também foi responsável pela organização de algumas. Entre as últimas obras estão:

Defensorías del Pueblo y Ouvidorías em Iberoamerica: nuevos conceptos y perspectivas.(coautor e organizador, com Carlos R. Constenla). Santa Fé/Univer. Nacional del Litoral, (Argentina) 2012.

Marxismos e contemporaneidade: tópicos de economia, política e direito (coautor e organizador, com Jaldes Reis de Meneses). João Pessoa: Ed. UFPB, 2013.

A ouvidoria pública no Brasil: modelos em disputa (coautor e org.). João Pessoa: Ed. UFPB, 2014.

Conjuntura social e política. João Pessoa: Ed. Ideia, 2016.

Teoria política e realidade brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual. Campina Grande: Ed. da UEPB, 2017.

Jornalismo e Cidadania: reflexões sobre a atualidade social e política: João Pessoa: Ed. do CCTA/UFPB, 2018.