Xeque-Mate: MP pede perda do mandato do prefeito de Cabedelo por esquema de ‘fantasmas’

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Xeque-Mate: MP pede perda do mandato do prefeito de Cabedelo por esquema de 'fantasmas'
Foto: divulgação

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, o ex-prefeito Leto Viana, além de outras 18 pessoas, dentre elas vereadores e ex-vereadores, foram denunciados à Justiça por suposta participação em esquema de servidores fantasmas e “rachadinhas” na Câmara Municipal. Na ação, o Gaeco, do Ministério Público da Paraíba, pede a perda do mandato eletivo dos envolvidos, além do pagamento de R$ 5,12 milhões a título de indenização por danos materiais e morais.

A denúncia do Gaeco foi apresentada nesta quinta-feira (29) e tem como base delações feitas pelo então presidente da Casa, Lucas Santino, no curso da Operação Xeque-Mate. Na denúncia está exposto todo o esquema promovido pelo então Leto Viana junto aos vereadores de Cabedelo, dentre ele o na época vereador, Vitor Hugo.

Segundo o MP, o grupo político foi pródigo na criação de estratégias para render fácil acesso à verbas públicas por meio de práticas reiteradas como fraudes licitatórias, doações irregulares de terrenos públicos, renúncias de receitas e, sobretudo, a inserção no quadro funcional de uma “legião de servidores-fantasmas, os quais eram verdadeiros instrumentos de diversos vereadores e não só do então Prefeito”.

Além da não prestação dos serviços públicos, as pessoas inseridas indevidamente na folha de pessoal em benefício dos denunciados, ele não recebiam a totalidade da remuneração. Estes “servidores públicos fictícios” estiveram vinculados a gabinetes de vereadores de Cabedelo nos anos de 2017 e 2018.

Vitor Hugo

O prefeito Vitor Hugo, que na época era vereador, afirmou que recebeu a denúncia com muita surpresa, mas também com muita tranquilidade, “respeitando e sempre acreditando na Justiça”. “Assim que for notificado, apresentarei os esclarecimentos necessários e tenho plena convicção da minha inocência”, ressaltou.

De antemão, ele defende que todos os vereadores do Brasil têm direito por lei a seus assessores. “Assim à época que fui vereador, também tive os meus, que sempre trabalhavam em prol do meu mandato parlamentar”, comentou.

Outro denunciados

Além de Vitor Hugo, foram denunciados Wellington Viana França (Leto Viana); Jaqueline Monteiro França; Lúcio José do Nascimento Araújo; Antônio Bezerra do Vale Filho; Vitor Hugo Peixoto Castelliano; Francisco Rogério Santiago Mendonça; Belmiro Mamede da Silva Neto; Rosivaldo Alves Barbosa; Tércio de Figueiredo Dornelas Filho; Rosildo Pereira de Araújo; Antônio Moacir Dantas Cavalcanti Júnior; Josué Pessoa de Góes; Reinaldo Barbosa de Lima; Fabiana Maria Monteiro Regis; Leila Maria Viana do Amaral; André Franklin de Lima Albuquerque; Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho (colaborador); Adeildo Bezerra Duarte; Lindiane Mirella Alves de Medeiros; Marlene Alves da Cruz.