Paraíba terá preferência na aquisição de cotas da Gaspetro da Petrobras, assegura João Azevêdo

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Paraíba terá preferência na aquisição de cotas da Gaspetro da Petrobras, assegura João Azevêdo
Foto: divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) afirmou que a Paraíba exercerá a preferência de aquisição das ações pertencentes a Petrobras com a venda da Petrobras Gás S.A. (Gaspetro) que possui participação em 19 companhias de gás do país. O tema foi debatido nesta quarta-feira (25), entre os governadores do Consórcio Nordeste, em um evento em Natal, no Rio Grande do Norte.

A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) possui como acionistas o Governo da Paraíba, a Mitsui Gás e a Gaspetro. “No nosso caso, a intenção é de exercer a preferência de aquisição dessas cotas e fortalecer a Companhia para que ela continue prestando os serviços, ampliando os investimentos. Nós temos projetos de expansão e queremos colocá-lo em prática para exercer um melhor o trabalho na PBGás”, comentou.

A Petrobras assinou o contrato para a venda da totalidade de sua participação (51%) na Gaspetro em julho deste ano. O valor da venda é de R$ 2,03 bilhões, assinado com a empresa Compass Gás e Energia S.A., deve ser pago no fechamento do acordo e está sujeito aos ajustes previstos no contrato. O fechamento da transação está sujeito a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Gaspetro

A Gaspetro é uma holding com participação societária em 19 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. Suas redes de distribuição somam aproximadamente 10 mil quilômetros, atendendo a mais de 500 mil clientes, com volume distribuído de cerca de 29 milhões metros cúbicos por dia.

A Compass, que adquiriu a Gaspetro, pertence ao Grupo Cosan, e foi criada em 2020 para atuar no segmento de gás e energia. Atualmente é controladora da Comgás, maior distribuidora de gás do país com mais de 19 mil quilômetros de rede instalada e 2,1 milhões de clientes e com presença em 94 municípios do estado de São Paulo.