Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais será presidido por Dinho

De acordo com o presidente da Câmara de João Pessoa, a iniciativa segue a linha de grandes entidades representativas, como a Unale.

Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais será presidido por Dinho
Foto: Comunicação/CMJP

Por unanimidade, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), foi eleito nesta sexta-feira (22),  presidente do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Conalec).

A reunião para a escolha aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O vice-presidente será Carlos Augusto Borges, presidente da Câmara de Campo Grande e anfitrião do evento.

O presidente da Câmara de João Pessoa afirmou que quer mais integração entre os legislativos municipais das capitais, com foco na eficiência das casas legislativas para implantação de  políticas públicas. “Vamos propor uma agenda que melhore a vida do cidadão”, reforçou.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa segue a linha de grandes entidades representativas como a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

“Sentíamos que faltava uma entidade para congregar os legislativos das capitais e agora tiramos esse objetivo do papel”, afirmou.

Outros nomes 

Além do presidente e do vice, a eleição definiu toda a diretoria. O presidente da Câmara de Florianópolis (SC), Roberto Katumi, vai ser o coordenador da Região Sul.

A região Nordeste será coordenada por Paulinho Freire, da Câmara de Natal. Manoel José, de Rio Branco (AC), vai coordenar a região Norte. A região Sudeste ficará a cargo de Davi Menezes, de Vitória (ES). Já o Centro-Oeste ficará sob a responsabilidade de Juca do Guaraná Filho, de Cuiabá (MT).

Os presidentes das Câmaras de Boa Vista (RO), Genilson Costa e Silva, e de Maceió (AL), Galba Novais, vão comandar o conselho fiscal da entidade.